Perio On começa em outubro

Imagem da notícia: Perio On começa em outubro

O curso Perio On é uma formação básica que foi pensada para médicos dentistas que querem incluir a periodontologia na sua consulta diária. Nasceu fruto das edições anteriores do Curso Básico em Periodontologia Clínica, realizado nas instalações da Campus Clinic (Amarante), sob coordenação da médica dentista, mestre e especialista em Periodontologia Cátia Íris Gonçalves.

Predominantemente clínico e com uma forte componente prática, este curso foi planeado de forma a possibilitar aos formandos a integração do diagnóstico precoce da patologia periodontal e peri-implantar ou de defeitos relacionados com os tecidos moles (gengiva e mucosa) ou duros (osso) que suportam e rodeiam os dentes e implantes, sem descurar o tratamento cirúrgico e não cirúrgico dos mesmos, no seu desempenho diário. Todos os módulos incluem práticas hands-on em mandíbulas de porco e modelos, manipulação de biomateriais e instrumental microcirúrgico, contando com o apoio da Nobel Biocare, Schwert Dental, Medipac (Alquimia Oral) e Orascoptic.

Desta formação-base irão surgir outras formações mais avançadas, em temas específicos dentro da periodontologia e implantologia, sendo já a primeira edição, intitulada “Just Tissue” (10, 11 e 12 de novembro de 2017), inteiramente dedicada à manipulação de tecidos moles em redor de dentes e implantes e contando com a colaboração de Miguel de Melo Costa, médico dentista também especialista em Periodontologia. A ideia é reunir o máximo de informação possível sobre os sub-temas e áreas anatómicas/histológicas dos tecidos periodontais, concentrando a atenção nas informações clínicas e científicas mais recentes, de forma a que os formandos vejam a periodontologia como uma prática indispensável e exequível no seu dia-a-dia, quando abordarem os seus casos.

Segundo a médica dentista Cátia Íris Gonçalves, “atualmente, não há casos que não sejam multidisciplinares, por isso urge que os saibamos identificar e resolver, uma vez que os pacientes se mostram cada vez mais informados e exigentes. Esta é uma área em franco crescimento”, assegura a especialista, “quer graças ao reconhecimento dos resultados clínicos e aumento de consumo dos biomateriais de regeneração, como apanágio de uma postura cada vez mais conservadora, quer ao uso da magnificação, já exigida em algumas faculdades, uma vez que permite uma abordagem minimamente invasiva de problemas que, muitas vezes, não são detetados a olho nu”.

A primeira edição do curso Perio On realizar-se-á nos dias 7 de outubro, 28 de outubro e 25 de novembro de 2017, na Campus Clinic, em Amarante.

18 Setembro, 2017
Formação

PUB
imagem

Notícias relacionadas

Campus Clinic recebe “Just Tissue”

A formação "Just Tissue", cuja primeira edição acontece entre os dias 10 e 12 de novembro de 2017, é inteiramente dedicada à manipulação de tecidos moles em redor de dentes e implantes.

Ler mais 6 Outubro, 2017
Formação