XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia

Imagem da notícia: XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia

 

 

 

“Só se obtém êxito com bons conferencistas, com temas de interesse para os colegas e com abordagens clínicas que permitam ver como se faz e resolver problemas concretos da prática clínica diária”, sustenta o organizador João Manuel Lopes Fonseca.

 

As 18 palestras, os quatro cursos e o recheado leque de oradores, onde pontilharam as presenças de Pascal Baron, chefe de serviço de Ortopedia Dento-Facial e Ortodontia da Universidade de Toulouse, e José Ustrall, director do Master de Ortodôncia da Universidade de Barcelona, comprovaram a vitalidade da Sociedade Portuguesa de Ortodontia (SPO), assim como da própria especialidade.

 

Interactividade e partilha

O presidente da SPO, Francisco Freitas, assume frontalmente a vocação da sociedade que dirige. “Realizamos cursos e congressos de carácter eminentemente prático, não esquecendo a parte científica, promovendo novas competências”.

 

Marcada pela interactividade e pela partilha de experiências clínicas, a 16ª edição do congresso da SPO incidiu sobre o diagnóstico e tratamento dos vários problemas oclusais e de alinhamento ou apinhamento dentário, colocando em destaque áreas de conhecimento, como os micro implantes, a ortodontia sem fricção de acordo com a técnica Damon ou o sistema de controlo de torque desenvolvido pelo alemão Thorsten Brandt.

 

Os dois cursos de pré-congresso, destinados à técnica cirúrgica de colocação de micro implantes e à discussão da Técnica do Arco Segmentado preconizada por Charles Burstone, salientaram pontos de avanço para a especialidade. Em foco esteve também o curso de ortodontia lingual, ministrado pelo francês Pascal Baron, e o curso geral de ortodontia, que contou com a colaboração da Associação Portuguesa de Higienistas Orais.

SPO e OMD unidas

O XVI Congresso da SPO demarcou-se também pela assinatura do protocolo entre a instituição e a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Em representação da Ordem Paulo Melo congratulou-se pela SPO ser “a segunda sociedade científica a aderir a este protocolo”.

 

Com o propósito de regular a relação entre a OMD e as sociedades científicas, este protocolo vem dotar as instituições como a SPO de competências sérias ao nível da formação. “O trabalho de índole científica e a formação dos médicos dentistas deve alicerçar-se em eventos como este e com esta qualidade”, enfatiza Paulo Melo. Francisco Freitas acredita assim que “o futuro está perfeitamente garantido, já que este protocolo facilita a vida dos organizadores de congressos e acções de formação em fins-de-semana”.

 

17ª edição ruma ao norte

Salientando que “a ortodontia é uma filosofia de vida”, João Manuel Lopes Fonseca vaticina um futuro em que “os desafios são aqueles que a sociedade nos dita”. Para o presidente do congresso, “o primeiro repto é, infelizmente, o económico, o que obriga a ortodontia a seguir métodos de tratamento mais acessíveis à população”.

 

A estética constitui outra das premissas da especialidade. “Queremos continuar jovens durante mais tempo, porque temos uma vida cada vez mais longa, e a ortodontia deve orientar-se para a harmonia facial do paciente, sem negligenciar a componente funcional”.

 

Já com data oficial, o próximo compromisso da SPO está agendado para Vila Nova de Gaia para os dias8, 9 e 10 de Outubro de 2010 e ficará ao cargo do ortodontista Rui Pinto.

22 Dezembro, 2009
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Conheça os laureados da EFP em 2024

O Prémio Eminência em Periodontologia da European Federation of Periodontology (EFP) 2024 foi conferido a Anton Sculean, presidente do Comité de Projetos da EFP e presidente do congresso EuroPerio11, que decorre em 2025 em Viena.

Ler mais 7 Outubro, 2024
Atualidade

SMD nas comemorações dos 45 anos do SNS

João Neto, em representação do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), marcou presença nas comemorações dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), cerimónia que decorreu a 15 de setembro, em Lisboa.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade

Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde quer preservar SNS

No âmbito dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, da qual faz parte o Conselho de Jovens Médicos Dentistas da OMD – coordenado por Tiago Nascimento Borges, apresentou 10 medidas que refletem as aspirações dos jovens.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade