Actual sistema de saúde nos EUA em causa

Imagem da notícia: Actual sistema de saúde nos EUA em causa

Baseado no seguro de saúde privado, o sistema actualmente em vigor nos EUA integra casos excepcionais na tutela do governo, como é o caso dos cidadãos com mais de 65 anos, que contam com o Medicare, e das famílias de baixos recursos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com determinadas deficiências, que dispõem do programa Medicaid. O governo administra ainda o S-Chip, destinado às crianças de famílias de parcos recursos, mas que não entraram para o Medicaid.

 

Este sistema encontra-se hoje em causa devido ao drástico agravamento dos seguros de saúde, que aumentaram quatro vezes mais que os salários, custando hoje o dobro do registado há nove anos.

 

O incremento dos planos de saúde e a deterioração das condições das famílias norte-americanas conduz a mais gastos no Medicare e Medicaid. O último censo nos EUA estimava que 46,3 milhões de pessoas não detinham seguro em 2008.

Prós e contras

Os partidários da reforma avisam que estes dados comprovam a ineficácia do sistema. Do lado dos críticos, o argumento é que estes números são enganosos, já que incluem imigrantes ilegais, americanos com rendimentos superiores a 50 mil dólares por ano, assim como todos os que se qualificam para o Medicaid ou S-Chip e que poderiam optar por uma cobertura alternativa.

 

A instituição responsável pelos censos confirma que entre os 46,3 milhões encontram-se 9,2 milhões que auferem de rendimentos elevados, mas os apoiantes da reforma insistem nas mais-valias de um sistema que controle o excessivo poder que as companhias de seguros adquiriram na economia norte-americana.

 

Barack Obama propõe assim mais segurança e estabilidade aos americanos com seguro e a certeza de um para todos aqueles que não o têm, confiando na contenção do aumento das despesas com a assistência médica.

8 Janeiro, 2010
Atualidade




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Mundo A Sorrir vence a 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil

A Organização Não-Governamental Mundo A Sorrir foi a vencedora da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil, uma iniciativa promovida pela Betweien Edições, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, cujo propósito é reconhecer e publicar contos originais com temática infantil e com uma causa social subjacente.

Ler mais 21 Setembro, 2023
Atualidade

Cristiana Palmela Pereira preside à IOFOS

Cristiana Palmela Pereira é a nova presidente da International Organization for Forensic Odonto-stomatology (IOFOS), organização na área da Medicina Dentária Forense. A médica dentista portuguesa foi eleita a 8 de setembro para o triénio 2023-2026, durante a assembleia-geral do organismo que decorreu em Dubrovnik (Croácia).

Ler mais 20 Setembro, 2023
Atualidade

Hospital de Santa Maria – Porto tem nova UDLO

O Hospital de Santa Maria no Porto dispõe de uma nova unidade de diagnóstico de lesões orais (UDLO). Esta unidade é constituída por uma equipa funcional integrada de identificação e de classificação de lesões da boca, com particular foco no reconhecimento e no estadiamento do cancro oral. Esta nova unidade é coordenada por Tiago Fonseca.

Ler mais 13 Setembro, 2023
Atualidade