Enfermeiros espanhóis prescrevem medicamentos

Imagem da notícia: Enfermeiros espanhóis prescrevem medicamentos

O Congresso espanhol declarou, unanimemente, que os enfermeiros têm capacidade para prescrever medicação não sujeita a receita médica, contra o parecer da classe dos médicos.

A medida aplica-se desde Dezembro de 2009, mas o presidente do Conselho Geral de Enfermagem do país, Máximo Gonzalez, explicou à imprensa que no fundo isto é uma oficialização do que já se fazia em casos urgentes, sem se cometer uma ilegalidade.

As entidades decisoras espanholas admitem que esta permissão se poderá alargar aos fármacos sujeitos à prescrição clínica.

Em Portugal, a nova lei do país vizinho levantou a questão aos representantes de ambas as profissões. O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, rebateu em absoluto este quadro regulamentador, qualificando-o como “absurdo” e como uma forma dos governos pouparem dinheiro. Carlos Maurício, bastonário da Ordem dos Enfermeiros, também não reconhece quaisquer vantagens ao modelo.

À semelhança da Espanha, França, Reino Unido e Canadá já decidiram atribuir mais responsabilidades à profissão enfermeiro, no sentido de optimizar os recursos humanos. No Reino Unido, os enfermeiros ocupam-se, inclusive, da realização das endoscopias digestivas.

 

 

9 Março, 2010
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Reunião mensal do Conselho Diretivo da OMD decorreu no Algarve

No início de outubro, o Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu-se em Faro (Algarve), no Hotel Eva Senses para analisar os assuntos relacionados com a sua atividade mensal. Além disso, esta iniciativa visou promover a descentralização.

Ler mais 20 Outubro, 2021
AtualidadeMedicina dentária

Ivoclar Vivadent apresenta “nova geração” do Adhese Universal VivaPen

A Ivoclar Vivadent é o fabricante do Adhese Universal, um adesivo monocomponente de fotopolimerização para restaurações diretas e indiretas que abrange todas as técnicas de condicionamento. O agente adesivo é aplicado a partir da exclusiva VivaPen. A empresa está a lançar agora uma nova geração deste aplicador em forma de caneta, com um novo design para ser mais fácil de usar.

Ler mais 19 Outubro, 2021
AtualidadeMateriais e equipamentosMedicina dentária