Saúde sem papel

Imagem da notícia: Saúde sem papel

O Registo de Saúde Electrónico (RSE) estará no terreno a partir de 2012. Incluído no Plano Tecnológico, que visa a modernização do sector, o RSE quer agregar dados de saúde dos cidadãos, para apoiar os profissionais na prestação dos seus serviços.

No entanto, é uma novidade que ainda levanta problemas entre as partes que se envolverão na sua utilização. Segundo o grupo de trabalho destacado pelo Ministério da Saúde para analisar o RSE, as principais dúvidas que subsistem prendem-se com a privacidade.

Quem pode aceder à totalidade da informação e a quem pertencem os dados? Neste capítulo deliberou-se que a propriedade dos dados é do cidadão a que se refere.

No que diz respeito ao trabalho de investigação e às conclusões subjectivas do médico, o panorama muda. Este trabalho pertence ao clínico, ao abrigo da protecção da propriedade intelectual. A consulta por parte do paciente, neste âmbito, passa então a mediar-se por um médico. Entre os diferentes profissionais da saúde existirão também limites, quanto à informação a que se pode aceder.

Alguns serviços nacionais de saúde já avançaram com um sistema electrónico de arquivo interno, perfazendo cerca de dez por cento do total de informação de saúde já informatizada em Portugal.

Porém, urge alterar a actual lei que obriga as unidades públicas de saúde a manter registos em papel, no sentido de avançar para um RSE sem impressões.

O facto de o sistema de saúde privado se reger por normas diferentes exige também um olhar atento pelas autoridades, segundo os observadores.

Só assim, se avança, de facto, para uma saúde global e eficaz. A questão da normalização de procedimentos, que permitirá avançar com o RSE, encontrará muitos obstáculos, que só se superarão com a intervenção de entidades governamentais, do próprio governo, das indústrias e dos utilizadores.

16 Março, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Montellano celebra 25 anos no Porto

A Montellano iniciou há 25 anos o seu projeto na cidade do Porto. Vitor Ferro, diretor de Marketing da Montellano está orgulhoso deste marco e afirma que toda a equipa está de parabéns.

Ler mais 7 Julho, 2025
Atualidade

MALO CLINIC e Ivoclar estabelecem parceria

As duas empresas decidiram unir esforços para redefinir a investigação, o desenvolvimento e a formação em medicina dentária moderna, com o objetivo de criar soluções integradas que promovam cuidados dentários mais eficientes, estéticos e centrados no paciente, combinando a excelência científica com a experiência clínica prática.

Ler mais 3 Julho, 2025
AtualidadeMedicina dentária

SPCO participa no exame European Board of Oral Surgery

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral (SPCO) participou no exame do European Board of Oral Surgery, que se realizou nos dias 27 e 28 de junho, na Universidade de Barcelona, organizado pela Federação Europeia de Cirurgia Oral (EFOS). Fernando Duarte e Luis Pinheiro obtiveram aprovação nos exames teórico e clínico e respetiva obtenção do título.

Ler mais 2 Julho, 2025
Atualidade