Bastonário garante que “ir ao dentista é seguro”

Imagem da notícia: Bastonário garante que “ir ao dentista é seguro”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) garante que a maioria das clínicas de medicina dentária existentes em Portugal cumpre “escrupulosamente as regras para o exercício da profissão com segurança”. “A prática de ir ao dentista é segura e a esmagadora maioria dos colegas cumprem os requisitos”, esclarece.

As declarações de Orlando Monteiro da Silva surgem na sequência da fiscalização desenvolvida pela Inspecção-geral das Actividades em Saúde (IGAS) em colaboração com a OMD, onde se detectaram irregularidades em algumas clínicas privadas.

Os resultados da inspecção foram divulgados este fim-de-semana e referem risco para saúde em 33 por cento dos consultórios dentários. No entanto, o bastonário adiantou que a fiscalização incidiu apenas em 45 consultórios de um total de seis mil existentes em Portugal.

Segundo Orlando Monteiro da Silva, a acção de fiscalização contabilizou uma amostra de 45 consultórios e clínicas sobre as quais já incidiam algumas queixas de utentes e destas um terço não apresentava ou detinha as necessárias condições de higiene. “Não é um terço das clínicas do país que não têm condições, mas sim uma amostra”, frisou o dignitário.

29 Março, 2010
Atualidade

Notícias relacionadas