Sindicato quer defender condições de trabalho e formação da classe

Imagem da notícia: Sindicato quer defender condições de trabalho e formação da classe

O primeiro Sindicato dos Médicos Dentistas portugueses poderá sair de uma assembleia constituinte que se realiza hoje, em Almada, tendo por objectivo melhorar as condições profissionais, sociais e de formação da classe.

Em declarações à Lusa, o presidente da comissão instaladora do sindicato, António Roseiro, explica as razões que o levam a empenhar-se no projecto. “Neste momento, existem muitos médicos dentistas, sobretudo jovens, com graves problemas de trabalho, de enquadramento na sociedade e a serem vítimas de problemas sociais. Porque é difícil encontrar emprego e, aproveitando-se da quantidade de dentistas no mercado, há uma exploração bastante grande no pagamento da mão-de-obra destes profissionais”.

O responsável explica ainda que a “a nossa finalidade é a defesa e a promoção das condições sócio-profissionais e dos direitos profissionais dos médicos dentistas, que estão a ser torpedeados, bem como defender e concretizar a contratação coletiva”.

Outra questão importante para o sindicato passa pela defesa das competências profissionais na formação permanente. Primar pelas aspectos técnicos e profissionais e de higiene e segurança nas clínicas constitui outra das ambições do projecto.

Reunidos esta terça-feita no Fórum Romeu Correia, em Almada, os dentistas poderão eleger a lista encabeçada por António Roseiro, que irá representar os profissionais no próximo triénio.

Com vontade de erguer uma nova estrutura, para além da Ordem, o Sindicato dos Médicos Dentistas conta já com o apoio do Sindicato dos Médicos, do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, do Sindicato dos Técnicos de Saúde e da Associação Nacional dos Dentistas Portugueses.

 

20 Abril, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Montellano acaba de lançar uma nova loja online

No ano em que faz 50 anos de história, a Montellano apresenta uma nova plataforma de e-commerce que oferece uma experiência de compra mais intuitiva, segura e alargada, com um dos maiores portfólios em consumíveis para clínicas e laboratórios.

Ler mais 18 Setembro, 2024
Atualidade

Miguel Pavão sublinha carências no SNS

Em entrevista ao Jornal Público, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas considera que é "um desperdício do erário público haver 32 consultórios dentários parados”, reafirmando que "as carências no SNS não se devem à falta de médicos dentistas", considerando que "a criação da carreira é essencial para fixar estes profissionais no setor público".

Ler mais 6 Setembro, 2024
Atualidade

Falecimento do médico dentista Fernando Morais Branco

Fernando Morais Branco, que era casado com a médica dentista Isabel Branco, concluiu a licenciatura em medicina dentária em 1979 e em 1988 tornou-se o primeiro doutorado nesta área em Portugal. O funeral realizou-se no passado sábado, 31 de agosto, na Igreja de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.

Ler mais 3 Setembro, 2024
Atualidade