Prioridade à actualização

A juventude da nova geração de médicos dentistas invadiu a 30ª edição do Congresso Anual da SPEMD. Com quase mil congressistas presentes, a mais antiga das sociedades científicas da área demonstrou um fôlego renovado e aponta agora ao rejuvenescimento das suas actividades.

 

A juventude da nova geração de médicos dentistas invadiu a 30ª edição do Congresso Anual da SPEMD. Com quase mil congressistas presentes, a mais antiga das sociedades científicas da área demonstrou um fôlego renovado e aponta agora ao rejuvenescimento das suas actividades.

A Fundação Cupertino Miranda serviu de palco para as novas ideias, tecnologias, produtos e tratamentos que fluem na área da saúde oral. De 15 a 16 de Outubro, especialistas nacionais e estrangeiros partilharam as suas mais valias em áreas tão diversificadas como a endondontia ou a implantologia. “Tanto as salas como a exposição técnica encheram, comprovando o sucesso da edição de 2010 do Congresso Anual da SPEMD”, realçou o presidente da sociedade, Jaime Portugal, adicionando ainda que o enfoque está colocado, precisamente, na renovação de conhecimentos dos profissionais da saúde oral.

A nossa reportagem conversou com os responsáveis pela iniciativa entre o reboliço da cerimónia de abertura. Neste momento solene vislumbrou-se a tendência para a renovação da classe, com caras jovens a pontilhar a audiência e a prosseguir a história iniciada pelos estomatologistas mais antigos, também presentes.

“Estamos a lutar para que a SPEMD volte a ocupar o seu lugar de destaque, perdido nos últimos anos. O facto é que atraímos muita gente à fundação Cupertino Miranda, entre médicos dentistas, estomatologistas e invertemos um pouco a tendência de termos uma maioria estudantil. É um óptimo progresso”, exaltou o presidente do congresso Pedro Mesquita.

De facto, a palavra de ordem que se impôs nesta edição foi mesmo a dinamização. Embora o congresso represente uma faceta mais mediática do trabalho da sociedade, “existem tarefas em progresso que ultrapassa em muito as fronteiras desta iniciativa”. Anunciou-se, por isso, a revisão da revista e do ‘site’ numa abertura sem precedentes das estruturas mais importantes aos sócios. “Temos ainda as noites da SPEMD, numa vertente de formação continuada e o prémio de investigação que movimenta os nossos colegas e emancipa a área em geral. Estamos a percorrer o caminho em direcção aos sócios e não estamos à espera do contrário. Não podemos esquecer as Comemorações de Santa Apolónia, que numa versão mais social, magnetiza os sócios”, acrescentou o responsável pelo congresso.

A juntar-se a toda esta movimentação, inaugurou-se também a nova sede do Conselho Regional do Norte da SPEMD. Na noite que antecedeu o arranque do congresso de 2010, o médico dentista espanhol, Miguel Roig proferiu uma palestra afecta ao tema endodontia mecanizada e obturação dos canais, para de um modo científico, abrir as portas das renovadas instalações. Entre novas parcerias e actividades fluorescentes, ficou garantido um 2011 em cheio para a SPEMD.

 

Pode ver a reportagem na íntegra na edição 31 da DENTALPRO

 

 

 

5 Novembro, 2010
Eventos

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril), que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril, 2021
AtualidadeEventosFormação