31 milhões de euros para a saúde oral?

A cerimónia de abertura do XIX Congresso da Ordem dos Médicos motivou o anúncio por parte do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, do “investimento” de 31 milhões de euros para o Programa de Saúde Oral, em 2011. Assim acontecendo, significa um aumento de 50 por cento em relação ao valor dedicado à área da medicina dentária em 2010. No entanto, e em resposta a esta “promessa”, o Bloco de Esquerda (BE), em comunicado aos meios de comunicação, acusou o secretáro de Estado de “manipular as contas” e exige “verdade nas contas”.

 

Em 2010 o orçamento previsto para a saúde oral já estava na fasquia dos 31 milhões de euros. Aconteceu um corte de 50 por cento e a preocupação do BE relaciona-se precisamente com uma garantia de que não aconteça o mesmo. Mediante os cortes anunciados para 2011, “como pode a tutela garantir que (…) em  2010, (…) não voltarão a repetir-se?”, desafia o BE. O esclarecimento anunciado no jornal Público, por Manuel Pizarro, que aliás sublinha que João Semedo, deputado do BE, ouviu presencialmente na cerimónia de abertura, lê-se que o dito foi que “”também no plano financeiro se podia avaliar o crescimento do programa de promoção de saúde oral”. Isto porque o valor de cheques-dentista facturados “cresceu de 1,7 milhões de euros, em 2008, para 10 milhões de euros em 2009 e para 14 milhões de euros nos primeiros 10 meses de 2010 [a utilização está longe dos 100 por cento]”. Acrescentou ainda que deste modo se prevê o aumento de utilização pelas grávidas, idosos e crianças e jovens, acrescendo-se dos com VIH. Manuel Pizarro garantiu também que, em 2011 “não vai haver cortes” neste programa em específico.

16 Novembro, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Conheça os laureados da EFP em 2024

O Prémio Eminência em Periodontologia da European Federation of Periodontology (EFP) 2024 foi conferido a Anton Sculean, presidente do Comité de Projetos da EFP e presidente do congresso EuroPerio11, que decorre em 2025 em Viena.

Ler mais 7 Outubro, 2024
Atualidade

SMD nas comemorações dos 45 anos do SNS

João Neto, em representação do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), marcou presença nas comemorações dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), cerimónia que decorreu a 15 de setembro, em Lisboa.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade

Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde quer preservar SNS

No âmbito dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, da qual faz parte o Conselho de Jovens Médicos Dentistas da OMD – coordenado por Tiago Nascimento Borges, apresentou 10 medidas que refletem as aspirações dos jovens.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade