O fim da cárie está à vista

Os professores Bauke Dijkstra e Lubbert Dijkhuizen, da Universidade de Groningen, decifraram a estrutura e o mecanismo funcional da enzima glucansucrase, que é responsável pela aderência da placa bacteriana aos dentes. Desta forma, os estudiosos acreditam que se podem identificar substâncias para inibir a produção da enzima e consequentemente acabar com as cáries. Os resultados foram publicados no Proceedings of the National Academy os Sciences.

Os investigadores da instituição holandesa analisaram a enzima glucansucrasea partir da bactéria do ácido láctico Lactobacillus Reuteri, presente na boca humana e no trato digestivo. Basicamente, esta bactéria usa a enzima para converter o açúcar dos alimentos em cadeias longas e viscosas de glucose. A substância obtida adere aos dentes de forma voraz, provocando a sua deterioração progressiva, visto que os açucares fermentam, libertam ácidos e dissolvem o cálcio dentinário. Também a bactéria que causa maiores níveis de prejuízo dentário, a Streptococcus mutans, usa a glucansucrasea para aderir aos esmalte dos dentes.

Bauke Dijkstra e Lubbert Dijkhuizen apontam agora a adição de inibidores desta enzima aos elixires bucais e pastas dos dentes como o futuro. “Poderá ainda ser possível juntá-los aos alimentos doces, prevenindo os estragos naturais da libertação de açucares na boca”, acrescenta Dijkhuizen. Mesmo assim, os docentes de Groningen não vaticinam o fim das escovas dentárias, “porque será sempre necessário lavar os dentes”, concluem.

21 Dezembro, 2010