Morreu Fernando Peres

Assumindo uma acção pioneira no estabelecimento da medicina dentária em Portugal, o médico dentista Fernando Peres é uma figura de prestígio na classe. Sem esconder a sua vocação, o histórico traça hoje um percurso de autonomia marcado pela cumplicidade e pela vontade de ver crescer uma especialidade que define como “um universo de possibilidades”.


DentalPro: É hoje reconhecido como um dos “pais” da medicina dentária em Portugal. A que se fica a dever este respeito por parte dos seus colegas?

Fernando Peres: Eu e mais quatro colegas iniciámos as bases da medicina dentária em Portugal, ao constituir a primeira escola de medicina dentária a 20 de Novembrode 1976. Esta batalha começou no pós-25 de Abril, no seguimento de uma grande reunião de estomatologistas em Aveiro. Nessa altura criou-se a Comissão Nacional para o Estudo da Estomatologia em Portugal, da qual eu fazia parte. Este organismo acabou por morrer à partida, já que o processo de autonomização da medicina dentária toma forma numa altura em que as faculdades de medicina se encontravam repletas de alunos. Aproveitando o momento, eu, na qualidade de responsável pelo serviço de estomatologia do Hospital de S.João, o responsável pelo mesmo serviço no Hospital Santo António, Adão Pereira, o representante dos estomatologistas livres, Campos Neves, o encarregado pela parte de estomatologia da Ordem dos Médicos, Machado Capelas, e o representante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Esteves Pereira, criámos uma comissão, que levou à edificação da Escola Superior de Medicina Dentária do Porto (ESMDP).

DP: Que recordações guarda desses momentos pioneiros?

FP: Recordo as primeiras reuniões, onde convocámos outros colegas, que ocorreram na minha primeira clínica no Porto. Aí concebemos o corpo clínico da ESMDP. Tudo surgia de uma forma muito espontânea. Lembro-me que a primeira comunicação entre nós e o Ministério da Educação foi ainda com papel da FMUP. Guardo com especial carinho o facto de, por coincidência de horário, ter ministrado a primeira aula da ESMDP, que foi de a de Cirurgia Oral.

DP: Pensa como estomatologista ou médico dentista?

FP: A estomatologia ocupa a minha mente, a medicina dentária domina o meu coração. A medicina dentária diz mais de mim, porque contribui para a sua criação, saiu das minhas mãos e há algo de mim impresso na sua história. Foi algo que se cravou em mim.

 

Entrevista na íntegra na DentalPro nº9

2 Setembro, 2011
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Fotona regressa ao Porto em 2026

II Simpósio Fotona promete mostrar o melhor de ciência, inovação e formação avançada em tecnologia laser. A organização antecipa uma forte adesão e adianta que os bilhetes Early Bird estarão disponíveis em breve.

Ler mais 9 Fevereiro, 2026
Atualidade

FDI 2026: unir a comunidade dentária na histórica Praga

O Congresso Mundial de Medicina Dentária da FDI 2026 (FDIWDC26), coorganizado pela Câmara Dentária Checa, será uma celebração da inovação e liderança na especialidade e mostrará como o papel da medicina dentária evolui na era da inteligência artificial (IA) e da transformação digital.

Ler mais 6 Fevereiro, 2026
Atualidade

APTPD: X Congresso agendado para maio

O calendário da prótese dentária em Portugal já tem um dos seus momentos altos assinalados: o X Congresso da APTPD acontece nos dias 15 e 16 de maio de 2026, no Taguspark, em Lisboa, e promete ser uma edição verdadeiramente especial.

Ler mais 3 Fevereiro, 2026
Atualidade