“Somos os arquitectos do sorriso das pessoas”

Imagem da notícia: “Somos os arquitectos do sorriso das pessoas”

DentalPro: Porquê a sua “entrega” à medicina dentária?
Carlos Falcão: Na escola quis seguir medicina e, na altura da candidatura, tinha a certeza que entraria em Lisboa. Porém, preferi Medicina Dentária no Porto e até me passou pela cabeça fazer o primeiro ano e, depois, mudar para medicina. Contudo, apesar do curso no primeiro ano não ser muito específico, fiquei entusiasmado e penso que foi a opção correcta. Apaixonei-me pela Medicina Dentária e gosto muito do que faço.

DP: A que especialidade se dedica mais?
CF: Trabalho, sobretudo, na área da estética e reabilitação oral. Terminei o curso no Porto e fui para a Universidade Complutense de Madrid, incentivado pelo Ricardo Faria Almeida, que já lá estava a fazer um mestrado em Periodontologia. Gostei da área da estética, até porque tinham um programa de três anos, caracterizado por ser um trabalho interdisciplinar que não era muito usual em Portugal. Fiz uma pós-graduação em prótese sobre implantes e três anos de estética.

DP: A estética domina então a sua actividade…
CF: Sim. Não faço cirurgia nem ortodontia. Somos formados para sermos uma espécie de arquitectos do sorriso das pessoas. Numa fase inicial estabelecemos um diagnóstico geral. Depois reunimos as várias áreas e coordenamos toda a reabilitação, trabalhando na área da prótese. É interessante, porque temos de trabalhar com outros colegas. Há uma sub-especialização do meu trabalho diário.

Leia a entrevista na íntegra na DentalPro 45

 

25 Novembro, 2011
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Pretendemos que esta formação se situe na vanguarda”

Longínquo vai o ano de 1999, quando a base da especialização em periodontologia foi apresentada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Volvidas mais de duas décadas, Ricardo Faria Almeida é o responsável pela nova pós-graduação de Periodontologia e Implantes da instituição portuense.

Ler mais 30 Março, 2021
Entrevistas

“Somos um sindicato democrático”

Em 2010, a DentalPro conversou com António Roseiro, o presidente do primeiro Sindicato dos Médicos Dentistas, instituição que acabou por desaparecer. Uma década depois, é constituído um novo organismo, o Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP), e não pudemos deixar de dar voz a João Neto, o seu membro fundador número um e presidente da assembleia-geral.

Ler mais 11 Janeiro, 2021
Entrevistas

“O nosso foco é a digitalização da ortodontia invisível”

Fundada em 2019, a Impress é uma rede de clínicas espanhola especializada em ortodontia invisível que aposta num serviço exclusivamente digital. Após uma primeira consulta presencial, os médicos dentistas fazem todo o acompanhamento dos pacientes através de uma app. Por meio de uma videochamada com Diliara Lupenko, cofundadora e Chief Operating Officer (COO) da Impress, ficámos a conhecer melhor este projeto.

Ler mais 31 Dezembro, 2020
Entrevistas