“Somos os arquitectos do sorriso das pessoas”
DentalPro: Porquê a sua “entrega” à medicina dentária?
Carlos Falcão: Na escola quis seguir medicina e, na altura da candidatura, tinha a certeza que entraria em Lisboa. Porém, preferi Medicina Dentária no Porto e até me passou pela cabeça fazer o primeiro ano e, depois, mudar para medicina. Contudo, apesar do curso no primeiro ano não ser muito específico, fiquei entusiasmado e penso que foi a opção correcta. Apaixonei-me pela Medicina Dentária e gosto muito do que faço.
DP: A que especialidade se dedica mais?
CF: Trabalho, sobretudo, na área da estética e reabilitação oral. Terminei o curso no Porto e fui para a Universidade Complutense de Madrid, incentivado pelo Ricardo Faria Almeida, que já lá estava a fazer um mestrado em Periodontologia. Gostei da área da estética, até porque tinham um programa de três anos, caracterizado por ser um trabalho interdisciplinar que não era muito usual em Portugal. Fiz uma pós-graduação em prótese sobre implantes e três anos de estética.
DP: A estética domina então a sua actividade…
CF: Sim. Não faço cirurgia nem ortodontia. Somos formados para sermos uma espécie de arquitectos do sorriso das pessoas. Numa fase inicial estabelecemos um diagnóstico geral. Depois reunimos as várias áreas e coordenamos toda a reabilitação, trabalhando na área da prótese. É interessante, porque temos de trabalhar com outros colegas. Há uma sub-especialização do meu trabalho diário.
Leia a entrevista na íntegra na DentalPro 45
25 Novembro, 2011
Entrevistas