Programa nacional de rastreio do cancro oral em estudo

Imagem da notícia: Programa nacional de rastreio do cancro oral em estudo

Segundo a Agência Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, revelou que o cancro oral está a aumentar, principalmente nas mulheres e nos jovens, devido ao aumento do consumo de álcool e tabaco. Contudo, 25 por cento destes cancros verificam-se em pessoas que não fumam nem bebem.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, exibiu-se preocupado e adiantou que o Governo está a estudar soluções. O governante assegurou que vai “trabalhar com a Direção-Geral da Saúde para desenhar um programa de rastreio nacional e encontrar maneira de o financiar”.

“Vamos implementar e manter junto dos médicos dentistas uma maior capacidade e um programa organizado de rastreio de cancro oral”, disse Leal da Costa. Para Orlando Monteiro, é fundamental o rastreio para detetar precocemente este tipo de cancro, um dos mais fáceis de detetar e curar, se diagnosticado em fase inicial.

 

20 Março, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade