Equipa de Coimbra desenvolve vacina oral para a hepatite B

Imagem da notícia: Equipa de Coimbra desenvolve vacina oral para a hepatite B

Já testada ‘in vivo’ em ratinhos, esta vacina é feita de nanopartículas transportadoras de diversas substâncias, como se fossem vírus artificias mas inócuos e, segundo a coordenadora do projeto, Olga Borges, “terá um grande impacto social e económico nos países em desenvolvimento”.

As vantagens desta vacina oral em relação às injetáveis são sublinhadas por Olga Borges: “Por um lado, porque dispensa pessoal técnico para a administração da vacina, por outro, porque muitas vezes nesses países (em desenvolvimento) não conseguem estabelecer as cadeias de frio necessárias para manter as propriedades da vacina, deteriorando o tratamento. Já as vacinas orais são, teoricamente, mais estáveis, permitindo, por isso, uma vacinação mais efetiva”.

Mas esta vacina apresenta outras mais-valias sustentadas também pela coordenadora do projeto, que passam pela capacidade de produção de anticorpos que impedem a entrada do vírus, algo que não é possível com a vacina injetável. “É uma vantagem, dado que a hepatite B é uma doença sexualmente transmitida, sendo, aliás, a principal forma de contágio em países desenvolvidos. Neste caso, o vírus será combatido na porta de entrada do nosso organismo, impedindo a sua introdução na corrente sanguínea”, explica Olga Borges.

13 Novembro, 2012
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Align Technology apresenta portfólio digital no SEDA

A Align esteve presente na 6ª edição do Congresso SEDA, que ocorreu por ocasião do Dia Mundial do Ortodontista, onde apresentou as suas mais recentes inovações aos médicos ortodontistas certificados Invisalign.

Ler mais 14 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária

IDS 2021: o regresso do otimismo ao setor dentário

Mais de 23 mil visitantes de 144 países percorreram os espaços da Feira Internacional de Colónia entre 22 e 25 de setembro. A IDS 2021 fica ainda marcada pelo formato híbrido com a realização da IDSconnect. A indústria espera agora um desenvolvimento positivo nos próximos meses.

Ler mais 13 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária