Faro dos cães pode detetar cancro no pulmão

Imagem da notícia: Faro dos cães pode detetar cancro no pulmão

O apurado faro dos cães consegue detetar casos de cancro do pulmão, de acordo com um estudo austríaco.

A descoberta pode levar à criação de uma espécie de “nariz eletrónico” que consiga detetar a doença numa fase precoce.

Os cães cheiraram um conjunto de 120 amostras de hálito de pessoas saudáveis e de indivíduos doentes. Os animais foram capazes de identificar corretamente, com uma taxa de 70 por cento de sucesso, os doentes com cancro.

Os autores deste estudo consideram os resultados “encorajadores” e pretendem organizar uma investigação mais aprofundada, num estudo de dois anos a envolver a análise de amostras de 1.200 pessoas.

A longo prazo, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de uma espécie de “nariz electrónico” que permita diagnosticar os cancros numa fase em que a doença esteja ainda no início, aumentando as probabilidades de sobrevivência dos pacientes.

19 Dezembro, 2012
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Candidaturas à OMD podem ser submetidas até 1 de maio

Está a decorrer o processo eleitoral para os órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Os médicos dentistas podem apresentar as suas candidaturas até ao dia 1 de maio de 2024, sendo que as eleições irão decorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 26 Abril, 2024
Atualidade