Faro dos cães pode detetar cancro no pulmão

Imagem da notícia: Faro dos cães pode detetar cancro no pulmão

O apurado faro dos cães consegue detetar casos de cancro do pulmão, de acordo com um estudo austríaco.

A descoberta pode levar à criação de uma espécie de “nariz eletrónico” que consiga detetar a doença numa fase precoce.

Os cães cheiraram um conjunto de 120 amostras de hálito de pessoas saudáveis e de indivíduos doentes. Os animais foram capazes de identificar corretamente, com uma taxa de 70 por cento de sucesso, os doentes com cancro.

Os autores deste estudo consideram os resultados “encorajadores” e pretendem organizar uma investigação mais aprofundada, num estudo de dois anos a envolver a análise de amostras de 1.200 pessoas.

A longo prazo, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de uma espécie de “nariz electrónico” que permita diagnosticar os cancros numa fase em que a doença esteja ainda no início, aumentando as probabilidades de sobrevivência dos pacientes.

19 Dezembro, 2012
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Smile.up chega a Fafe

A Smile.up inaugurou a nova clínica dentária com a prioridade em “democratizar” o “acesso à saúde dentária”. A nova unidade disponibiliza “horários alargados, equipamento de vanguarda e especialistas de várias áreas da medicina dentária”.

Ler mais 2 Dezembro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária

“A minha carreira académica não existiria sem a S.I.N.”

Escreveu capítulos de livros, publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. A consolidada parceria com a S.I.N. é já um best-seller no seu currículo. A DentalPro conversou com Fernando Hayashi, o profissional que “gosta de contar histórias” e que “não tem medo das doenças”.

Ler mais 1 Dezembro, 2021
AtualidadeEntrevistasMedicina dentáriaRevista

Fernando Duarte recebe Master em Laser Dentistry

O Diretor Clínico da Clitrofa é o primeiro médico dentista português a finalizar o Master em Laser Dentistry pela prestigiada Laser & Health Academy sediada em Ljubljana – Eslovénia.

Ler mais 30 Novembro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária