Faro dos cães pode detetar cancro no pulmão

Imagem da notícia: Faro dos cães pode detetar cancro no pulmão

O apurado faro dos cães consegue detetar casos de cancro do pulmão, de acordo com um estudo austríaco.

A descoberta pode levar à criação de uma espécie de “nariz eletrónico” que consiga detetar a doença numa fase precoce.

Os cães cheiraram um conjunto de 120 amostras de hálito de pessoas saudáveis e de indivíduos doentes. Os animais foram capazes de identificar corretamente, com uma taxa de 70 por cento de sucesso, os doentes com cancro.

Os autores deste estudo consideram os resultados “encorajadores” e pretendem organizar uma investigação mais aprofundada, num estudo de dois anos a envolver a análise de amostras de 1.200 pessoas.

A longo prazo, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de uma espécie de “nariz electrónico” que permita diagnosticar os cancros numa fase em que a doença esteja ainda no início, aumentando as probabilidades de sobrevivência dos pacientes.

19 Dezembro, 2012
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes leva debate sobre saúde oral a Matosinhos

Após o sucesso do lançamento do livro no Grémio Literário de Lisboa, a médica dentista Ana Sofia Lopes vai estar em Matosinhos, no próximo dia 13 de dezembro, para dar continuidade à discussão sobre “Saúde Oral para todos”.

Ler mais 12 Dezembro, 2024
Atualidade

Declaração de Bangkok reforça compromisso com a saúde oral

A publicação da Declaração de Bangkok, que decorreu entre 26 e 29 de novembro, na capital da Tailândia, representa mais um passo significativo em direção ao objetivo de incluir a saúde oral na agenda das doenças não transmissíveis (DNT) e nos programas de cobertura universal de saúde. A OMD marcou presença através de Miguel Pavão.

Ler mais 11 Dezembro, 2024
Atualidade