Dormir mais ajuda a tolerar a dor

Imagem da notícia: Dormir mais ajuda a tolerar a dor

O sono traz vários benefícios ao corpo humano e recentemente foi descoberto um novo: pode aumentar a capacidade de lidar com a dor. Esta foi a conclusão de um estudo realizado por investigadores norte-americanos.

De acordo com Thomas Roth, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Henry Ford Hospital em Detroit, nos EUA, e o coordenador da investigação, o sono ajuda a aumentar a tolerância a todo o tipo de dor, como, por exemplo, as dores de costas crónicas.

O estudo, publicado na revista científica Sleep, analisou 18 adultos saudáveis com idades entre os 21 e os 35 anos e que não sentiam qualquer dor. Metade dos participantes passou 10 horas na cama durante quatro noites, enquanto a outra metade manteve o padrão habitual de sono. Os elementos do primeiro grupo dormiram mais duas horas de sono do que habitualmente, obtendo uma média de 8,9 horas por noite contra 7,14 horas dos que continuaram a seguir o horário normal.

Depois, os investigadores avaliaram os níveis de dor suportados por cada um, calculando o tempo que conseguiam manter as mãos próximas de uma fonte de calor. Aqueles que dormiram mais horas mostraram uma tolerância à dor superior em 25 por cento à dos elementos do segundo grupo.

2 Janeiro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas