Vinagre ajuda médicos indianos a detetar cancro

Imagem da notícia: Vinagre ajuda médicos indianos a detetar cancro

Médicos indianos estão a usar ácido acético, ou vinagre comum, para detetar a presença de células causadoras de cancro cervical, isto porque os exames citológicos tradicionalmente usados são caros e requerem equipamentos especializados.

O método, desenvolvido por cientistas da Universidade Johns Hopkins e de outras instituições, consiste em recolher, com a ajuda de uma espécie de cotonete com vinagre, material do colo do útero das pacientes. Se o vinagre fizer o material recolhido ficar branco ou amarelado, há indícios da presença de células pré-cancerígenas.

Em muitos países desenvolvidos, praticamente não há mortes causadas por este tipo de cancro graças ao exame conhecido como Papanicolau, que permite a deteção precoce e tratamento da doença. No entanto, na Índia existem dezenas de milhares de mulheres que ainda morrem todos os anos de cancro cervical, graças à falta de condições de saúde. Os exames com vinagre são uma resposta relativamente simples e barata a esse dilema.

7 Janeiro, 2013