VIH combate leucemia

Imagem da notícia: VIH combate leucemia

Um grupo de investigadores da Universidade da Pensilvânia desenvolveu um tratamento inovador contra a leucemia, que levou uma menina das portas da morte até à saúde perfeita.

Emma Whitehead é uma menina americana com sete anos e foi-lhe diagnosticada leucemia linfóide aguda em maio de 2010. Em abril último, Emma teve uma recaída e quase morreu.

Foi-lhe feito um tratamento que consiste na administração de uma forma inativada do vírus VIH (vírus responsável pela SIDA), para reprogramar geneticamente o sistema imunitário e destruir células cancerígenas.

Emma quase faleceu em reação ao tratamento descrito, no entanto, apenas dois meses a seguir, recuperou sem vestígios de cancro. Sete meses depois a menina continua em estado de remissão completa.

A administração do vírus VIH implica também a morte de células saudáveis, pelo que os pacientes ficam vulneráveis a infeções, necessitando de tratamentos regulares com imunoglobinas.

Especialistas preveem também a eventual aplicação deste tratamento a outros cancros, como o da mama e o da próstata.

9 Janeiro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

ANEMD conquista prémio da FDI

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) venceu a categoria de “Atividade Mais Original” do Dia Mundial da Saúde Oral 2021, um troféu atribuído pela FDI – World Dental Federation.

Ler mais 17 Setembro, 2021
AtualidadeEventos