Cancro do estômago pode detetar-se através do hálito

Imagem da notícia: Cancro do estômago pode detetar-se através do hálito

O cancro do estômago poderá agora ser detetado de forma mais rápida e simples, através de um teste ao hálito.

A conclusão é de um ensaio clínico feito a 130 pacientes, que provou uma eficácia de 90 por cento nesta análise na deteção de células cancerígenas e distinção entre cancros e outras patologias gástricas.

Atualmente, o cancro no estômago é diagnosticado de uma forma mais desconfortável para os pacientes, através de uma biópsia efetuada através de uma sonda e de uma câmara flexível colocada a partir da boca. Já este teste ao hálito, desenvolve-se pela procura de perfis químicos que apenas ocorrem em pacientes com cancro estomacal.

Graças a estes resultados, e com o intuito de validar o teste, está agora a ser desenvolvido um estudo mais alargado incidindo num maior número de pacientes.

 

12 Março, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

SMD reune com Conselho Diretivo da INFARMED

No passado dia 21 de fevereiro decorreu uma Reunião Institucional do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) com o Conselho Diretivo da INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. A reunião decorreu na sequência do conhecimento de diversos casos de usurpação de funções.

Ler mais 19 Março, 2025
Atualidade