Faculdade de Direito da UC cria sistema para reduzir erro médico

Imagem da notícia: Faculdade de Direito da UC cria sistema para reduzir erro médico

Foi criado na Universidade de Coimbra (UC) um sistema legal menos agressivo e mais favorável à redução do erro médico.

A Universidade prevê que este projeto seja apresentado no início do mês de Outubro e espera tornar mais eficaz a resolução de casos em tribunal e a atribuição de indemnizações aos pacientes.

O estudo “Para um quadro legal de responsabilidade médica menos agressivo, mais eficaz e mais favorável à redução do erro médico” está a ser desenvolvido há dois anos na Faculdade de Direito da UC por uma equipa de 10 investigadores e conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A dificuldade em determinar a verdade do que aconteceu num determinado caso e de provar os factos que sustentam as ações judiciais foram os grandes motivos pelos quais a equipa de investigadores se lançou neste projeto.

As conclusões finais do estudo vão ser apresentadas durante o mês de Outubro, em Coimbra, numa conferência internacional sobre Direito Biomédico, promovida pela Associação Europeia de Direito da Saúde.

 

 

2 Abril, 2013
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Reunião mensal do Conselho Diretivo da OMD decorreu no Algarve

No início de outubro, o Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu-se em Faro (Algarve), no Hotel Eva Senses para analisar os assuntos relacionados com a sua atividade mensal. Além disso, esta iniciativa visou promover a descentralização.

Ler mais 20 Outubro, 2021
AtualidadeMedicina dentária

Ivoclar Vivadent apresenta “nova geração” do Adhese Universal VivaPen

A Ivoclar Vivadent é o fabricante do Adhese Universal, um adesivo monocomponente de fotopolimerização para restaurações diretas e indiretas que abrange todas as técnicas de condicionamento. O agente adesivo é aplicado a partir da exclusiva VivaPen. A empresa está a lançar agora uma nova geração deste aplicador em forma de caneta, com um novo design para ser mais fácil de usar.

Ler mais 19 Outubro, 2021
AtualidadeMateriais e equipamentosMedicina dentária