Mercúrio pode ser especialmente prejudicial para as crianças

Imagem da notícia: Mercúrio pode ser especialmente prejudicial para as crianças

Um estudo americano revela que as amálgamas dentárias podem ter efeitos nocivos no cérebro das crianças, devido às variantes de uma proteína presente no corpo humano.

A metalotioneína, proteína de baixo peso molecular, é responsável pela concentração e transporte de metais no corpo humano.

Conforme as várias variantes, o perigo da absorção de materiais tóxicos para o ser humano como o mercúrio é considerável.

O estudo da Universidade de Washington avaliou 330 crianças, 164 rapazes e 166 raparigas entre os oito e os 12 anos e conclui que os rapazes são os mais suscetíveis.

Através de análises à urina durante sete anos, apurou-se que o mercúrio, potenciado pela metalotioneína, afetou a visão, aprendizagem, atenção e funções motoras.

Independentemente dos resultados deste estudo, sabe-se que as ligas de mercúrio são utilizadas por serem opções mais baratas que as de cerâmica ou resina composta.

A contaminação dá-se com a libertação de um gás durante o processo de colocação da liga, ao longo dos anos e, a mais crítica, quando é retirada daí que seja recomendado entregar este trabalho a um profissional credenciado.

Como sintomas da intoxicação destacam-se os vómitos, hemorragias nas gengivas, estomatite, queda de dentes ou dentes moles e um sabor a metal na boca.

O mercúrio é dos materiais mais tóxicos existentes, cuja interação com o ser humano deve ser o mais evitável possível.

29 Julho, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março, 2024
Atualidade

SMD encontra Comissão Executiva da FNAM

Na reunião, realizada a 5 de março, foram acordadas diversas estratégias de ação, de forma a convergir numa luta benéfica para as duas classes profissionais representadas.

Ler mais 15 Março, 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março, 2024
Atualidade