Mercúrio pode ser especialmente prejudicial para as crianças

Imagem da notícia: Mercúrio pode ser especialmente prejudicial para as crianças

Um estudo americano revela que as amálgamas dentárias podem ter efeitos nocivos no cérebro das crianças, devido às variantes de uma proteína presente no corpo humano.

A metalotioneína, proteína de baixo peso molecular, é responsável pela concentração e transporte de metais no corpo humano.

Conforme as várias variantes, o perigo da absorção de materiais tóxicos para o ser humano como o mercúrio é considerável.

O estudo da Universidade de Washington avaliou 330 crianças, 164 rapazes e 166 raparigas entre os oito e os 12 anos e conclui que os rapazes são os mais suscetíveis.

Através de análises à urina durante sete anos, apurou-se que o mercúrio, potenciado pela metalotioneína, afetou a visão, aprendizagem, atenção e funções motoras.

Independentemente dos resultados deste estudo, sabe-se que as ligas de mercúrio são utilizadas por serem opções mais baratas que as de cerâmica ou resina composta.

A contaminação dá-se com a libertação de um gás durante o processo de colocação da liga, ao longo dos anos e, a mais crítica, quando é retirada daí que seja recomendado entregar este trabalho a um profissional credenciado.

Como sintomas da intoxicação destacam-se os vómitos, hemorragias nas gengivas, estomatite, queda de dentes ou dentes moles e um sabor a metal na boca.

O mercúrio é dos materiais mais tóxicos existentes, cuja interação com o ser humano deve ser o mais evitável possível.

29 Julho, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Montellano celebra 25 anos no Porto

A Montellano iniciou há 25 anos o seu projeto na cidade do Porto. Vitor Ferro, diretor de Marketing da Montellano está orgulhoso deste marco e afirma que toda a equipa está de parabéns.

Ler mais 7 Julho, 2025
Atualidade

MALO CLINIC e Ivoclar estabelecem parceria

As duas empresas decidiram unir esforços para redefinir a investigação, o desenvolvimento e a formação em medicina dentária moderna, com o objetivo de criar soluções integradas que promovam cuidados dentários mais eficientes, estéticos e centrados no paciente, combinando a excelência científica com a experiência clínica prática.

Ler mais 3 Julho, 2025
AtualidadeMedicina dentária

SPCO participa no exame European Board of Oral Surgery

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral (SPCO) participou no exame do European Board of Oral Surgery, que se realizou nos dias 27 e 28 de junho, na Universidade de Barcelona, organizado pela Federação Europeia de Cirurgia Oral (EFOS). Fernando Duarte e Luis Pinheiro obtiveram aprovação nos exames teórico e clínico e respetiva obtenção do título.

Ler mais 2 Julho, 2025
Atualidade