À conversa com João Aquino

Imagem da notícia: À conversa com João Aquino

Dirigimo-nos à Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa para falar com João Aquino, o seu diretor. Durante a entrevista, ficámos a conhecer todo o seu percurso académico e profissional até chegar à direção da instituição de ensino que dirige.

DentalPro: Como se deu a sua entrada no mundo da docência?

João Aquino: Desde muito cedo. No final do sexto ano fui convidado pelo professor Santinho Cunha para monitor das disciplinas de Histomorfologia Oral e de Medicina Dentária Forense. Quero deixar aqui o meu reconhecimento e gratidão a esse professor fundador da então Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa, que me abriu as portas de uma carreira académica que fui percorrendo com o seu apoio e estímulo.

DP: Qual o seu percurso até chegar à direção da FMDUL?

JA: Sempre tive muito interesse pelo exercício da política universitária, desde os meus tempos de dirigente associativo. Entendo o serviço à Faculdade e à Universidade como uma vertente estruturante da atividade de docente universitário. Assim de membro e presidente do conselho pedagógico, a membro do senado, passando pela comissão de ética para a saúde, assumindo cargos e funções diversas, cheguei com alguma naturalidade à direção da faculdade.

DP: Que desafios implica dirigir uma faculdade?

JA: Numa altura de subfinanciamento da Escola Pública, a resposta que imediatamente ocorre será a do desafio da impossibilidade. Pondo a ironia de lado, penso que o principal desafio será o de conseguir harmonizar uma grande variedade de interesses, de modo a constituir um “corpo vivo” funcionante e eficaz que é uma faculdade. Quando refiro harmonia, não quero significar necessariamente consenso de todas as partes.

O principal papel de um diretor deve ser o de ouvir muitos, mas procurar que poucos decidam. Dirigir uma faculdade da área da saúde em que os doentes participam no processo educativo dos estudantes, coloca ainda um desafio que é estranho a outras faculdades, e que é algo de ‘contra natura’ universitária, e que consiste em sobrelevar o interesse do doente ao interesse do estudante, criando uma hierarquia de valores que por vezes é esquecida, mas que tem importância fundamental na formação dos futuros profissionais de saúde oral, enfatizando o valor ético de que o ser humano (neste caso o doente) é sempre um fim e não apenas um meio (neste caso didático).

 

Leia toda a entrevista na DentalPro 71.

21 Novembro, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março, 2024
Atualidade

SMD encontra Comissão Executiva da FNAM

Na reunião, realizada a 5 de março, foram acordadas diversas estratégias de ação, de forma a convergir numa luta benéfica para as duas classes profissionais representadas.

Ler mais 15 Março, 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março, 2024
Atualidade