A crise na Prótese Dentária

Imagem da notícia: A crise na Prótese Dentária

Recentemente, a revista nacional Deco Proteste publicou uma análise sobre a influência a crise na Medicina Dentária, mais concretamente no setor da prótese dentária.

O artigo baseou-se num estudo realizado por esta organização em junho de 2013, altura em que 55 por cento das pessoas inquiridas não tinha dinheiro suficiente para suportar o custo das próteses dentárias.

Segundo o estudo, cerca de 96 por cento dos inquiridos fez tratamentos orais em estabelecimentos privados. A maioria suportou inteiramente os custos, já que alguns conseguiram apoios de seguradores ou do Estado. No entanto, apenas dois por cento viu a totalidade das despesas pagas.

As várias iniciativas de ajuda são escassas e algumas não contemplam a cobertura de implantes dentários. Numa altura em que torna-se difícil suportar os custos em casa, com gestão quase milimétrica dos ganhos, algumas famílias tendem a optar por fazer cada vez mais sacrifícios. A saúde é claramente uma das áreas em que os portugueses têm cortado.

Definida socialmente como uma prioridade, a saúde neste momento é criticamente afetada pela crise e isso nota-se na altura de escolher entre ir ao dentista ou optar por aguentar mais uns dias. Ou não ir de todo. Mas, para quem vai, tem em mente um critério seletivo e rigoroso na hora de despender dinheiro.

No caso das próteses, há quem opte por materiais menos resistentes, menos fiáveis e mais baratos. Há cada vez mais coroas e pontes do que implantes, mais fiáveis mas também mais caros. Na maioria dos inquiridos pela Deco, o fator preço é claramente o mais dominante, que leva as pessoas a optar por soluções não tão aconselháveis.

Saiba tudo na próxima DentalPro.

 

 

6 Janeiro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

“Cuidar das pessoas foi o pedido nº1 da Straumann”

Depois de um ano fora do seu habitat natural, voltou para o setor da medicina dentária com a mochila cheia de soft skills, que guarda com carinho. Os caminhos que percorre há mais de 15 anos no setor levam-no, desde o início de 2021, a palmilhar ainda mais quilómetros. A distância entre Madrid e Portugal pode ser pequena, mas a vontade em superar os objetivos é grande. Considera-se um insider que vê a segmentação e a organização da empresa como prioridades. Fomos conhecer, o novo General Manager Iberia do Grupo Straumann, António Moutinho.

Ler mais 14 Maio, 2021
AtualidadeRevista

Mundo A Sorrir procura voluntários com formação na área da saúde

A ONG Mundo A Sorrir está à procura de novos voluntários com formação na área da saúde, ou que se encontram no último ano do curso, para integrar os projetos desenvolvidos em Portugal e nos Países de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente em Cabo-Verde, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe.

Ler mais 14 Maio, 2021
Atualidade

EuroPerio10 com programa anunciado para 2022

Foi anunciado o programa científico para o congresso EuroPerio10, que vai decorrer em Copenhaga em junho do próximo ano. O evento vai reunir importantes investigadores, clínicos e académicos de todo o mundo.

Ler mais 13 Maio, 2021
AtualidadeEventos