A crise na Prótese Dentária

Imagem da notícia: A crise na Prótese Dentária

Recentemente, a revista nacional Deco Proteste publicou uma análise sobre a influência a crise na Medicina Dentária, mais concretamente no setor da prótese dentária.

O artigo baseou-se num estudo realizado por esta organização em junho de 2013, altura em que 55 por cento das pessoas inquiridas não tinha dinheiro suficiente para suportar o custo das próteses dentárias.

Segundo o estudo, cerca de 96 por cento dos inquiridos fez tratamentos orais em estabelecimentos privados. A maioria suportou inteiramente os custos, já que alguns conseguiram apoios de seguradores ou do Estado. No entanto, apenas dois por cento viu a totalidade das despesas pagas.

As várias iniciativas de ajuda são escassas e algumas não contemplam a cobertura de implantes dentários. Numa altura em que torna-se difícil suportar os custos em casa, com gestão quase milimétrica dos ganhos, algumas famílias tendem a optar por fazer cada vez mais sacrifícios. A saúde é claramente uma das áreas em que os portugueses têm cortado.

Definida socialmente como uma prioridade, a saúde neste momento é criticamente afetada pela crise e isso nota-se na altura de escolher entre ir ao dentista ou optar por aguentar mais uns dias. Ou não ir de todo. Mas, para quem vai, tem em mente um critério seletivo e rigoroso na hora de despender dinheiro.

No caso das próteses, há quem opte por materiais menos resistentes, menos fiáveis e mais baratos. Há cada vez mais coroas e pontes do que implantes, mais fiáveis mas também mais caros. Na maioria dos inquiridos pela Deco, o fator preço é claramente o mais dominante, que leva as pessoas a optar por soluções não tão aconselháveis.

Saiba tudo na próxima DentalPro.

 

 

6 Janeiro, 2014
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Spyros Vassilopoulos é o novo presidente da EFP

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) elegeu recentemente um novo presidente, Spyros Vassilopoulos, que traz para o cargo uma visão estratégica centrada no avanço da ciência periodontal, no reforço da educação e na construção de alianças com impacto dentro e fora da comunidade dentária.

Ler mais 16 Abril, 2025
Atualidade

OMD realizou encontro em Braga

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu em Braga, nos dias 4 e 5 de abril para análise do expediente geral e dos dossiers que estão em curso e para aprofundar o conhecimento da profissão na região.

Ler mais 14 Abril, 2025
Atualidade

MALO CLINIC comemora 30 anos

Grupo português, tratou pacientes de 55 nacionalidades em 2024. Em 30 anos foram tratados mais de 350 mil clientes e mais de 165 mil casos complexos, o que representa um crescimento de 42% de novos pacientes só no último ano.

Ler mais 10 Abril, 2025
Atualidade