Quatro cheques dentistas para utentes do SNS

Imagem da notícia: Quatro cheques dentistas para utentes do SNS

Cada utente do Serviço Nacional de Saúde terá acesso a dois cheques dentista por ano para diagnóstico de cancro oral e outros dois para biopsia de rastreio com o mesmo fim.

Segundo despacho do Diário da República, a partir de março haverá um alargamento do Programa de Promoção de Saúde Oral para passar a incluir programas de rastreio.

Cada cheque dentista de diagnóstico vale 15 euros, enquanto os cheques biopsia são de 50 euros.

As intervenções começarão no médico de família exceto casos de elevado risco, que serão definidos pela Direção-Geral de Saúde ou por uma diagnóstico clínico de lesões na boca “potencialmente malignas”.

Mediante a gravidade da doença, será emitido pelos serviços informáticos dos centros de saúde o cheque-diagnóstico, a ser usado por um médico dentista aderente à iniciativa.

O cheque-biopsia só é usado se o profissional achar precisa a biopsia e enviar a amostra para um laboratório de referência, cujos resultados depois são enviados para o médico de família e para o dentista que o estava a seguir.

Caso seja detetado cancro, o laboratório informa, através do sistema informático, o Instituto Português de Oncologia da área onde é natural e é marcada uma consulta com carácter de urgência.

Aquando da sua nomeação de ‘doutor honoris causa’, Orlando Monteiro da Silva afirmou que a Ordem dos Médicos Dentistas preparou “tudo para que o programa se inicie”, com destaque para a plataforma informática “de contacto com os médicos de família e médicos dentistas que estão envolvidos no processo”, que se estimam ser mais de 240 para “cobrir geograficamente o país”.

Revelou ainda que, “até março, iniciaremos o programa de rastreio de diagnóstico e tratamento do cancro oral”.

15 Janeiro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade