Dentes ajudam a estudar épocas passadas

Imagem da notícia: Dentes ajudam a estudar épocas passadas

Dentes de esqueletos medievais com mais de mil anos contêm um ecossistema de microorganismos que dá um entender mais pormenorizado sobre a Medicina Dentária.

A equipa de cientistas, da qual faz parte o português João Rodrigues, analisou o tártaro dos dentes de quatro esqueletos provenientes do mosteiro de Dallheim, Alemanha, que possibilitou que os microorganismos sobrevivessem nestes ossos.

Esta camada preserva vírus e biomoléculas, ainda hoje existentes, o que revela que estas pessoas outrora tiveram alguns problemas orais.

Com esta descoberta é possível traçar um quadro clínico de doenças deste género, como saber a dieta típica desta época. Foi ainda possível reconstruir o genoma da bactéria Tannerella forsythia, responsável pela periodontite.

O coautor português, em declarações ao Público, explicou que “o estudo do cálculo dental em esqueletos tem enorme potencial para revolucionar a antropologia e o entendimento da nossa evolução”, como também “a capacidade de encontrar o ADN de micróbios é extremamente interessante, porque pode ajudar a entender doenças ou pragas que possam ter afetado civilizações sobre as quais existem poucos ou nenhuns registos”.

 

25 Fevereiro, 2014
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Conheça os laureados da EFP em 2024

O Prémio Eminência em Periodontologia da European Federation of Periodontology (EFP) 2024 foi conferido a Anton Sculean, presidente do Comité de Projetos da EFP e presidente do congresso EuroPerio11, que decorre em 2025 em Viena.

Ler mais 7 Outubro, 2024
Atualidade

SMD nas comemorações dos 45 anos do SNS

João Neto, em representação do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), marcou presença nas comemorações dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), cerimónia que decorreu a 15 de setembro, em Lisboa.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade

Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde quer preservar SNS

No âmbito dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, da qual faz parte o Conselho de Jovens Médicos Dentistas da OMD – coordenado por Tiago Nascimento Borges, apresentou 10 medidas que refletem as aspirações dos jovens.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade