Dentes ajudam a estudar épocas passadas

Imagem da notícia: Dentes ajudam a estudar épocas passadas

Dentes de esqueletos medievais com mais de mil anos contêm um ecossistema de microorganismos que dá um entender mais pormenorizado sobre a Medicina Dentária.

A equipa de cientistas, da qual faz parte o português João Rodrigues, analisou o tártaro dos dentes de quatro esqueletos provenientes do mosteiro de Dallheim, Alemanha, que possibilitou que os microorganismos sobrevivessem nestes ossos.

Esta camada preserva vírus e biomoléculas, ainda hoje existentes, o que revela que estas pessoas outrora tiveram alguns problemas orais.

Com esta descoberta é possível traçar um quadro clínico de doenças deste género, como saber a dieta típica desta época. Foi ainda possível reconstruir o genoma da bactéria Tannerella forsythia, responsável pela periodontite.

O coautor português, em declarações ao Público, explicou que “o estudo do cálculo dental em esqueletos tem enorme potencial para revolucionar a antropologia e o entendimento da nossa evolução”, como também “a capacidade de encontrar o ADN de micróbios é extremamente interessante, porque pode ajudar a entender doenças ou pragas que possam ter afetado civilizações sobre as quais existem poucos ou nenhuns registos”.

 

25 Fevereiro, 2014
Atualidade

Pub

Gresden ONE




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

vhf apoia banco alimentar Tafel Deutschland

A vhf leva a sério a sua responsabilidade social corporativa e está empenhada em causas de caridade há muitos anos. Este ano, a empresa vai apoiar a associação sem fins lucrativos, Tafel Deutschland, com um donativo financeiro sob o lema “Não gaste, doe”.

Ler mais 5 Dezembro, 2023
Atualidade

Pedro Alvarez é o novo CEO da MALO CLINIC

O novo CEO vai prosseguir a implementação da estratégia de crescimento da MALO CLINIC, com o objetivo de criar valor para todos: colaboradores, clientes e parceiros. A nomeação permite a Pedro de Albuquerque Mateus dedicar mais tempo aos negócios na área hospitalar, mantendo-se como administrador, co-investidor e senior consultant das áreas de healthcare e life science da Atena Equity Partners.

Ler mais 29 Novembro, 2023
Atualidade