Cancro oral tem vindo a aumentar

Imagem da notícia: Cancro oral tem vindo a aumentar

Um estudo recente da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), em parceria com o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, revelou que o cancro oral tem feito cada vez mais vítimas.

A investigação, intitulada “Estudo de Sobrevivência de Cancro Oral da População do Norte de Portugal”, do médico e professor da CESPU Luís Monteiro, ocorreu entre 2005 e 2006, na qual se apurou que a prevenção é fundamental para o sucesso do tratamento da doença.

Um doente que, ao fim de cinco anos, ainda apresente sintomas de estádios iniciais deste cancro tem 85 por cento de probabilidade de sobreviver. Por outro lado, nos estádios mais avançados esta taxa diminui para 20 por cento.

Como sintomas desta doença, são comuns as feridas orais que não cicatrizam, nódulos que não desaparecem e dores constantes sem razão aparente.

O mesmo estudo aponta que 80 por cento dos novos casos estão relacionados com hábitos de risco, como o tabagismo e alcoolismo.

Recorde-se que a Ordem dos Médicos Dentistas tem vindo a lançar vários avisos, especialmente no passado Dia Mundial da Saúde Oral. Leia mais aqui.

27 Maio, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

BEGO realiza webinar sobre Fotografia em Medicina Dentária

A BEGO vai realizar, no próximo dia 6 de outubro, um webinar sobre “introdução à arte na fotografia em medicina dentária”. O evento virtual vai contar com a presença de Bruno Seabra, médico dentista português e fotógrafo profissional.

Ler mais 22 Setembro, 2021
AtualidadeEventosFormaçãoMedicina dentária

IDS 2021 decorre de 22 a 25 de setembro

O International Dental Show (IDS) 2021, está de volta pela 39ª vez, a partir de hoje 22 de setembro, e até 25 de setembro (sábado) em formato híbrido. O evento caracteriza-se pelo novo posicionamento para a indústria dentária internacional: desempenhar um papel fundamental no reinício bem-sucedido do mercado.

Ler mais 22 Setembro, 2021
AtualidadeEventos

Conselho Diretivo da OMD reúne no Algarve

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai realizar a sua reunião mensal (de outubro) no Algarve. “A OMD espera assim aproximar a classe que atua no Algarve, promovendo a partilha e o convívio”.

Ler mais 21 Setembro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária