Agressividade do cancro oral pode ser medida

Imagem da notícia: Agressividade do cancro oral pode ser medida

Investigadores americanos ponderam um novo método para diagnosticar a agressividade do cancro oral.

Os cientistas da Washington University School of Medicine de St. Louis, Estados Unidos da América, estão a desenvolver o método que permitirá prever a agressividade da doença, algo fundamental para fazer um diagnóstico.

A base da ideia prende-se com o facto de que os doentes com carcinomas da cabeça e pescoço, em estados avançados, são tratados de forma semelhante.

Os tratamentos podem diferir entre os pacientes que lidam bem com a combinação de cirurgia, radiação e quimioterapia, e outros que não reagem da mesma forma. Através de testes em ratos de laboratório, os investigadores apontaram as mudanças da expressão dos genes, mediante a agressividade/propagação de um tumor “implantado” nos animais. Algo semelhante se passa nos humanos com cancro oral.

Este tipo de doença é recorrente em pacientes que tiveram hábitos de risco, como tabagismo ou alcoolismo, daí a necessidade de induzir nos ratos efeitos idênticos. Em alguns casos, a carcinogénese nos animais não resultou na expansão do tumor, mas sim num tumor metastático agressivo, similar à variedade de tumores nos humanos.

Foi neste aspeto que descobriram que há uma semelhança entre as mutações genéticas típicas do cancro nos ratos e nos humanos, relativamente ao cancro da cabeça e pescoço, uma expressão genética idêntica na ordem dos 120 genes.

Através da análise de 324 pacientes com cancro oral tratados na Universidade de Washington, o método desenvolvido pelos cientistas teve 93 por cento de acuidade na identificação dos tumores.

Agora, a equipa pondera aplicar a ideia a outros tipos de cancro, como o da mama.

9 Julho, 2014
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Conheça os laureados da EFP em 2024

O Prémio Eminência em Periodontologia da European Federation of Periodontology (EFP) 2024 foi conferido a Anton Sculean, presidente do Comité de Projetos da EFP e presidente do congresso EuroPerio11, que decorre em 2025 em Viena.

Ler mais 7 Outubro, 2024
Atualidade

SMD nas comemorações dos 45 anos do SNS

João Neto, em representação do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), marcou presença nas comemorações dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), cerimónia que decorreu a 15 de setembro, em Lisboa.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade

Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde quer preservar SNS

No âmbito dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, da qual faz parte o Conselho de Jovens Médicos Dentistas da OMD – coordenado por Tiago Nascimento Borges, apresentou 10 medidas que refletem as aspirações dos jovens.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade