“O médico dentista deve possuir um conhecimento geral de várias áreas”

Imagem da notícia: “O médico dentista deve possuir um conhecimento geral de várias áreas”

Manuel Paulo dedica-se hoje à formação dos mais jovens. Para ele, “o profissional deve ser sempre crítico em relação à sua atuação clínica”.

DentalPro: O que mudou desde que ingressou o universo da Medicina Dentária, há cerca de 40 anos?

Manuel Paulo: Muita coisa! Comecei numa fase em que não existiam agulhas descartáveis, em que a maioria dos profissionais usava seringas de vidro com agulhas esterelizadas através do calor, ou seja, eram fervidas. Os aspiradores eram metálicos e reutilizados depois de lavados e esterelizados. Os rolos de algodão faziam-se com uma pinça. Havia muitos consultórios sem turbinas, sem aspiração cirúrgica, e os materias eram mais “toscos”, menos fiáveis e menos previsíveis. Isto no que diz respeito aos materiais e aos equipamentos. Em relação aos pacientes, a situação também se alterou significativamente. Os pacientes de hoje são mais exigentes, mais cultos, sabem o que querem. As pessoas são mais críticas e têm a preocupação de se deslocar ao dentista com mais assiduidade. Há uma atitude mais preventiva, pois os pacientes já começam a conhecer os inconvenientes das perdas dentárias, que são grandes. Porém, ainda há uma franja grande da população que só se dirige ao médico dentista quando sente dor, no sentido curativo, mas é algo que se nota principalmente nas pessoas mais velhas.

DP: E em relação ao ensino desta especialidade, aconteceram muitas alterações?

MP: Sim, também! Na minha opinião, os alunos desta geração preocupam-se apenas em passar de ano e em terminar o curso. Talvez devido à incerteza em conseguirem trabalho, noto um grande desinteresse na aquisição de conhecimentos por parte destes novos formandos. Eles têm outras fontes de informação e, como há formação em muitos locais, não se preocupam em aprender na faculdade. O aluno hoje está muito muito protocolado, não pensa em termos globais… Há umas décadas atrás, o aluno queria saber sempre mais. Antes, o médico dentista tinha uma cultura geral mais profunda, era o “faz tudo”. Hoje, está a virar-se mais para a área das sub-especialidades, como Implantologia, Ortodontia, Endodontia, entre outras. São disciplinas importantes para a prática clínica, mas é importante que o médico dentista possua um conhecimento geral de várias áreas.

Toda a entrevista na DentalPro 78.

10 Julho, 2014
Entrevistas

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“A proximidade com os dentistas é para nós primordial”

Com filial em Portugal desde 2020, a S.I.N quer “levar soluções inovadoras a mais médicos e dentistas em Portugal.” A DentalPro conversou com Thaísa Passos, gerente global de marketing da S.I.N. Implant System, para saber mais sobre este projeto em Portugal, nomeadamente sobre os planos de marketing que estão a ser implementados no nosso país.

Ler mais 24 Novembro, 2021
Entrevistas

Miguel Pavão à DentalPro: “Este é um Congresso com ambição”

Está em ritmo de cruzeiro o 30º. Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). A reunião anual dos profissionais da medicina dentária acontece pela primeira vez em Braga, evento que abriu as suas portas na passada quinta-feira, 4 de novembro, e que se estende até ao próximo sábado, 6 de novembro de 2021.

Ler mais 5 Novembro, 2021
AtualidadeEntrevistasEventosMedicina dentária

Carlos Diniz em entrevista

Com 27 anos, Carlos Diniz fundou aquele que chegou, mais tarde, a ser o maior grupo de clínicas dentárias integradas em Portugal, também com presença em Espanha. Porém, após anos de sucesso, “O meu dentista” enfrentou um processo de reestruturação que terminou em insolvência. Nada que fizesse Carlos baixar os braços. Como refere nesta entrevista à DentalPro, fez o luto e ergueu-se de novo. Fundou recentemente a DENTRAL, que se assume como uma revolução na medicina dentária e a maior aliança de clínicas dentárias.

Ler mais 22 Outubro, 2021
Entrevistas