“O médico dentista deve possuir um conhecimento geral de várias áreas”
Manuel Paulo dedica-se hoje à formação dos mais jovens. Para ele, “o profissional deve ser sempre crítico em relação à sua atuação clínica”.
DentalPro: O que mudou desde que ingressou o universo da Medicina Dentária, há cerca de 40 anos?
Manuel Paulo: Muita coisa! Comecei numa fase em que não existiam agulhas descartáveis, em que a maioria dos profissionais usava seringas de vidro com agulhas esterelizadas através do calor, ou seja, eram fervidas. Os aspiradores eram metálicos e reutilizados depois de lavados e esterelizados. Os rolos de algodão faziam-se com uma pinça. Havia muitos consultórios sem turbinas, sem aspiração cirúrgica, e os materias eram mais “toscos”, menos fiáveis e menos previsíveis. Isto no que diz respeito aos materiais e aos equipamentos. Em relação aos pacientes, a situação também se alterou significativamente. Os pacientes de hoje são mais exigentes, mais cultos, sabem o que querem. As pessoas são mais críticas e têm a preocupação de se deslocar ao dentista com mais assiduidade. Há uma atitude mais preventiva, pois os pacientes já começam a conhecer os inconvenientes das perdas dentárias, que são grandes. Porém, ainda há uma franja grande da população que só se dirige ao médico dentista quando sente dor, no sentido curativo, mas é algo que se nota principalmente nas pessoas mais velhas.
DP: E em relação ao ensino desta especialidade, aconteceram muitas alterações?
MP: Sim, também! Na minha opinião, os alunos desta geração preocupam-se apenas em passar de ano e em terminar o curso. Talvez devido à incerteza em conseguirem trabalho, noto um grande desinteresse na aquisição de conhecimentos por parte destes novos formandos. Eles têm outras fontes de informação e, como há formação em muitos locais, não se preocupam em aprender na faculdade. O aluno hoje está muito muito protocolado, não pensa em termos globais… Há umas décadas atrás, o aluno queria saber sempre mais. Antes, o médico dentista tinha uma cultura geral mais profunda, era o “faz tudo”. Hoje, está a virar-se mais para a área das sub-especialidades, como Implantologia, Ortodontia, Endodontia, entre outras. São disciplinas importantes para a prática clínica, mas é importante que o médico dentista possua um conhecimento geral de várias áreas.
Toda a entrevista na DentalPro 78.
10 Julho, 2014
Entrevistas