Medicina Dentária não está acessível a todos

Imagem da notícia: Medicina Dentária não está acessível a todos

A Ordem dos Médicos Dentistas revelou que mais de 150 mil pessoas, de 30 concelhos portugueses, não têm acesso a um dentista.

Em causa está o facto de a maioria dos profissionais da saúde oral estarem concentrados nas zonas do litoral. Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, ponderou que o Governo deveria criar mecanismos de estímulo, de forma a atrair os dentistas para estas zonas.

O responsável chama igualmente a atenção às câmaras municipais, que devem promover medidas de acordo com esta necessidade. “São concelhos pequenos, relativamente despovoados, fundamentalmente do interior do país.

São regiões que estão numa desertificação crescente e que têm dificuldade em atrair médicos dentistas e concelhos com uma população muito baixa”, especificou Orlando Monteiro da Silva à agência Lusa.

No entanto, há alguns profissionais de locais vizinhos que se dirigem a estas zonas mais isoladas para praticar Medicina Dentária, mas o esforço não é suficiente para cobrir a totalidade da população.

25 Julho, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas