Medicina Dentária tem “um longo caminho pela frente”

Imagem da notícia: Medicina Dentária tem “um longo caminho pela frente”

David Alfaiate revelou que a especialização é, de facto, “o melhor caminho a seguir”, mas o percurso vai ser longo.

“No entanto, temos um longo caminho pela frente. Esta diferenciação das áreas de exercício profissional não será uma solução a curto prazo. Para atingir um nível de diferenciação suficiente para se especializar, exige ao recém-licenciado não só muito estudo, assim como intensa atividade clínica na área, para que assim seja considerado. Esse período de experiência permitirá ao profissional recém-formado adquirir conhecimentos suficientes para o ajudar na decisão da área a se diferenciar. A especialização é uma solução de organização geral do exercício dos profissionais, conduzindo a uma atividade exclusiva ou diferenciada, permitindo o aperfeiçoamento numa área específica, possibilitando e libertando outras áreas que serão ocupadas por outros profissionais especializados. Existe, neste momento, um conflito entre os profissionais que se querem ‘especializar’ numa determinada área, os que não se querem ‘especializar’, mas querem exercer de tudo um pouco e, agora, os que se querem especializar pelos Colégios de Especialidade da OMD. A criação dos Colégios de Especialidade veio tentar criar alguma organização ao termo de especialista – o qual se tem usado vulgarmente sem qualquer critério – e que terá de estar em prática nas diferentes áreas da Medicina Dentária o quanto antes possível”.

Saiba mais na DentalPro 81, aqui.

30 Outubro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade