“Entendemos o que se passa em Portugal e é realmente assustador”
Nuno Sousa Dias e Hélder Oliveira consideraram-nos em entrevista a emigração de médicos dentistas portugueses.
DentalPro: Atualmente, os médicos dentistas recém-licenciados são “obrigados” a emigrar, por falta de opções em Portugal, enquanto vocês fazem-no por vontade própria. Como explicam esta situação?
Hélder Oliveira: Entendemos o que se passa em Portugal e é realmente assustador. Porém, penso que são poucos os que, depois de terminarem a licenciatura, pensam em dedicar três ou quatro anos a um programa sério e de qualidade. É claro que custa sair da zona de conforto e ir para fora estudar, tanto a nível económico como emocional. Contudo, a experiência profissional e pessoal é muito gratificante e continuamos a acreditar que este é o caminho.
Nuno Sousa Dias: Concordo! É notório o tempo de crise em que vivemos, contudo, também é um facto que os colegas portugueses não são muito informados e incentivados a fazer este tipo de programas de pós-graduação. Por exemplo, é engraçado observar que na Grécia, país muito comparado ao nosso, o interesse por este tipo de formações é notoriamente superior, ao contrário do que acontece no nosso país.
Leia a entrevista na íntegra na DentalPro 83, aqui.
26 Janeiro, 2015
Entrevistas