“A não integração da saúde oral no SNS, nos anos ’80, é imperdoável”

Imagem da notícia: “A não integração da saúde oral no SNS, nos anos ’80, é imperdoável”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), numa grande entrevista à revista “Villas & Golfe”, considera que “o setor da saúde não pode ser separado dos outros setores sociais, como a educação e a segurança social”.

Para Orlando Monteiro da Silva, “em Portugal temos estas áreas demasiado estanques, pelo que há uma necessidade de procurar soluções inovadoras em torno de objetivos comuns. A saúde oral não pode ser separada da saúde em geral e, atualmente, há uma consciencialização cada vez maior da importância da higiene oral na prevenção das doenças da cavidade oral”.

Ainda assim “a não integração da saúde oral, nos anos 80, no SNS é uma lacuna imperdoável, mas foi uma opção ideológica; opção que a Ordem nunca subscreveu. Como tal, acho que é preciso uma opção política, mas que não deve ser ideológica, relativamente ao acesso da população a cuidados de saúde oral. Hoje, essa integração com o SNS pode ser feita de diversas formas: através da contratação massiva de médicos dentistas para os centros de saúde e para os hospitais, o que seria praticamente impossível, ou através de uma rede já existente na contratualização de determinado tipo de serviços com um certo tipo de cuidados pré-definidos”.

O que é essencial, considera o bastonário, é encontrar respostas para satisfazer as necessidades da população ao nível da saúde oral. Necessidades que se agravaram com a crise económica e financeira que o país tem atravessado nos últimos anos.

Toda a entrevista aqui!

 

6 Fevereiro, 2015
Entrevistas




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“O objetivo é continuar a dar formação e apoio na área da fotografia”

Luís Valadares, médico dentista há 22 anos e formador na área da fotografia conversou com a DentalPro sobre o seu percurso e mostrou-nos os benefícios da fotografia. Ligado recentemente à marca Sony, o formador revela que o objetivo é “continuar a dar formação e apoiar os colegas médicos dentistas na área da fotografia.

Ler mais 5 Fevereiro, 2024
Entrevistas

“A educação desempenha papel vital na formação de profissionais de saúde”

António Ferraz, médico dentista premiado durante o II Congresso da UNIPRO, com a investigação “Platelet activation, inflammatory cytokines and antimicrobial activity on L-PRF”, refere que o que o move na vida e na profissão "é a paixão pelo conhecimento, pela pesquisa e pelo impacto positivo que a ciência pode ter na vida das pessoas".

Ler mais 31 Janeiro, 2024
Entrevistas

SPCO volta a organizar o seu congresso

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral (SPCO) voltou a organizar o seu congresso no final de setembro, aberto a todos os que se dedicam à cirurgia oral, guiados pelas boas práticas que todos pretendem defender na execução do seu trabalho.

Ler mais 24 Janeiro, 2024
Entrevistas