“A não integração da saúde oral no SNS, nos anos ’80, é imperdoável”

Imagem da notícia: “A não integração da saúde oral no SNS, nos anos ’80, é imperdoável”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), numa grande entrevista à revista “Villas & Golfe”, considera que “o setor da saúde não pode ser separado dos outros setores sociais, como a educação e a segurança social”.

Para Orlando Monteiro da Silva, “em Portugal temos estas áreas demasiado estanques, pelo que há uma necessidade de procurar soluções inovadoras em torno de objetivos comuns. A saúde oral não pode ser separada da saúde em geral e, atualmente, há uma consciencialização cada vez maior da importância da higiene oral na prevenção das doenças da cavidade oral”.

Ainda assim “a não integração da saúde oral, nos anos 80, no SNS é uma lacuna imperdoável, mas foi uma opção ideológica; opção que a Ordem nunca subscreveu. Como tal, acho que é preciso uma opção política, mas que não deve ser ideológica, relativamente ao acesso da população a cuidados de saúde oral. Hoje, essa integração com o SNS pode ser feita de diversas formas: através da contratação massiva de médicos dentistas para os centros de saúde e para os hospitais, o que seria praticamente impossível, ou através de uma rede já existente na contratualização de determinado tipo de serviços com um certo tipo de cuidados pré-definidos”.

O que é essencial, considera o bastonário, é encontrar respostas para satisfazer as necessidades da população ao nível da saúde oral. Necessidades que se agravaram com a crise económica e financeira que o país tem atravessado nos últimos anos.

Toda a entrevista aqui!

 

6 Fevereiro, 2015
Entrevistas

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“Garantimos fiabilidade em todo o processo” 

Desde a sua abertura em 2013 que o laboratório tem assistido a uma expansão sustentada. Com uma equipa de oito pessoas que garante a realização de todo o tipo de próteses, a fresagem é o core business da sua produção. Ana Silva, fundadora e diretora do Laboratório Novodente, revela-nos o “gosto de arriscar, de evoluir, e de andar sempre um passo à frente”, num setor em que o digital é já uma realidade impossível de ignorar. 

Ler mais 20 Novembro, 2024
Entrevistas

“Sempre fui fascinado pelo detalhe”

Rodrigo Cavaco é médico dentista e dedica-se à reabilitação oral e cirurgia, usando para isso equipamentos de precisão como lupas e microscópios. Numa breve entrevista, fala sobre o seu percurso e sobre a ligação à ZEISS, nomeadamente na aquisição destes equipamentos.

Ler mais 18 Novembro, 2024
Entrevistas