“A não integração da saúde oral no SNS, nos anos ’80, é imperdoável”

Imagem da notícia: “A não integração da saúde oral no SNS, nos anos ’80, é imperdoável”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), numa grande entrevista à revista “Villas & Golfe”, considera que “o setor da saúde não pode ser separado dos outros setores sociais, como a educação e a segurança social”.

Para Orlando Monteiro da Silva, “em Portugal temos estas áreas demasiado estanques, pelo que há uma necessidade de procurar soluções inovadoras em torno de objetivos comuns. A saúde oral não pode ser separada da saúde em geral e, atualmente, há uma consciencialização cada vez maior da importância da higiene oral na prevenção das doenças da cavidade oral”.

Ainda assim “a não integração da saúde oral, nos anos 80, no SNS é uma lacuna imperdoável, mas foi uma opção ideológica; opção que a Ordem nunca subscreveu. Como tal, acho que é preciso uma opção política, mas que não deve ser ideológica, relativamente ao acesso da população a cuidados de saúde oral. Hoje, essa integração com o SNS pode ser feita de diversas formas: através da contratação massiva de médicos dentistas para os centros de saúde e para os hospitais, o que seria praticamente impossível, ou através de uma rede já existente na contratualização de determinado tipo de serviços com um certo tipo de cuidados pré-definidos”.

O que é essencial, considera o bastonário, é encontrar respostas para satisfazer as necessidades da população ao nível da saúde oral. Necessidades que se agravaram com a crise económica e financeira que o país tem atravessado nos últimos anos.

Toda a entrevista aqui!

 

6 Fevereiro, 2015
Entrevistas

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“Há uma distorção da concorrência no setor”

António Morais, responsável pela Scannface Digital Dentistry, mostra numa entrevista conjunta com Sérgio Almeida, responsável da Planmeca, que nestes tempos de pandemia a “perceção da realidade e a realidade andam de candeias às avessas”.

Ler mais 5 Janeiro, 2022
AtualidadeEntrevistasMateriais e equipamentosMedicina dentária

“Estamos a assistir a uma verticalização no modelo de negócio”

Licenciado em Economia pela NOVA SBE, Carlos Diniz fundou recentemente a DENTRAL, empresa que se assume "revolucionária" na medicina dentária e a "maior aliança" de clínicas dentárias. Carlos Diniz analisa o panorama atual do setor em Portugal, numa entrevista à DentalPro.

Ler mais 6 Dezembro, 2021
AtualidadeEntrevistasMedicina dentáriaRevista