“A não integração da saúde oral no SNS, nos anos ’80, é imperdoável”

Imagem da notícia: “A não integração da saúde oral no SNS, nos anos ’80, é imperdoável”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), numa grande entrevista à revista “Villas & Golfe”, considera que “o setor da saúde não pode ser separado dos outros setores sociais, como a educação e a segurança social”.

Para Orlando Monteiro da Silva, “em Portugal temos estas áreas demasiado estanques, pelo que há uma necessidade de procurar soluções inovadoras em torno de objetivos comuns. A saúde oral não pode ser separada da saúde em geral e, atualmente, há uma consciencialização cada vez maior da importância da higiene oral na prevenção das doenças da cavidade oral”.

Ainda assim “a não integração da saúde oral, nos anos 80, no SNS é uma lacuna imperdoável, mas foi uma opção ideológica; opção que a Ordem nunca subscreveu. Como tal, acho que é preciso uma opção política, mas que não deve ser ideológica, relativamente ao acesso da população a cuidados de saúde oral. Hoje, essa integração com o SNS pode ser feita de diversas formas: através da contratação massiva de médicos dentistas para os centros de saúde e para os hospitais, o que seria praticamente impossível, ou através de uma rede já existente na contratualização de determinado tipo de serviços com um certo tipo de cuidados pré-definidos”.

O que é essencial, considera o bastonário, é encontrar respostas para satisfazer as necessidades da população ao nível da saúde oral. Necessidades que se agravaram com a crise económica e financeira que o país tem atravessado nos últimos anos.

Toda a entrevista aqui!

 

6 Fevereiro, 2015
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Somos um sindicato democrático”

Em 2010, a DentalPro conversou com António Roseiro, o presidente do primeiro Sindicato dos Médicos Dentistas, instituição que acabou por desaparecer. Uma década depois, é constituído um novo organismo, o Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP), e não pudemos deixar de dar voz a João Neto, o seu membro fundador número um e presidente da assembleia-geral.

Ler mais 11 Janeiro, 2021
Entrevistas

“O nosso foco é a digitalização da ortodontia invisível”

Fundada em 2019, a Impress é uma rede de clínicas espanhola especializada em ortodontia invisível que aposta num serviço exclusivamente digital. Após uma primeira consulta presencial, os médicos dentistas fazem todo o acompanhamento dos pacientes através de uma app. Por meio de uma videochamada com Diliara Lupenko, cofundadora e Chief Operating Officer (COO) da Impress, ficámos a conhecer melhor este projeto.

Ler mais 31 Dezembro, 2020
Entrevistas

Celio Netzel, fundador e CEO da DSP Biomedical, em entrevista

Celio Netzel é o fundador e CEO da DSP Biomedical, empresa brasileira que “uniu a vivência prática dos mais qualificados profissionais da área da saúde com a precisão e a técnica dos profissionais da engenharia para criar os melhores e mais inovadores produtos nas áreas da medicina dentária, cirurgia bucomaxilofacial e implantologia”.

Ler mais 17 Dezembro, 2020
Entrevistas