A respiração oral pode levar a danos irreversíveis na face

Imagem da notícia: A respiração oral pode levar a danos irreversíveis na face

Segundo a fonoaudiologista Patricia Antoniazi, a respiração oral é uma patologia frequente na infância, adolescência e fase adulta.

Classifica esta respiração como obstrutiva e não obstrutiva. “A respiração oral é obstrutiva quando há impedimento mecânico à passagem de ar pelas vias aéreas superiores. É não obstrutiva ou viciosa quando está relacionada a hábitos orais prolongados, alterações musculares, edema transitório da mucosa nasal, obstrução reparada nas vias aéreas, entre outros fatores”.

Quanto às alterações orofaciais, explica que pode ocorrer a “anteriorização da cabeça, face estreita e alongada, lábios abertos ou entreabertos e ressecados, lábio superior curto e hipofuncionante, lábio inferior com eversão e volumoso, língua hipotónica e rebaixada”, como ainda uma “musculatura orofacial hipotónica, nariz achatado com narinas pequenas, protrusão dos dentes superiores e rotação do ângulo da mandíbula no sentido horário”.

22 Junho, 2015
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SMD reúne-se com a Multicare, SA Seguros de Saúde

Da reunião fizeram parte diversos assuntos, nomeadamente, a enfatização por parte do SMD da “importância do contributo dos prestadores aquando das atualizações das suas Tabelas”, com o sindicato a “exigir estar presente nesse processo como representante dos pequenos prestadores”.

Ler mais 19 Abril, 2024
Atualidade

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 15 Abril, 2024
Atualidade