Utilização de cheques dentistas por doentes com HIV atinge os 87%

Imagem da notícia: Utilização de cheques dentistas por doentes com HIV atinge os 87%

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral beneficiou nos últimos cinco anos 1.708 utentes portadores de HIV, tendo sido emitidos 4.118 cheques dentistas. Os utentes do Serviço Nacional de Saúde infetados com o vírus HIV passaram a ser abrangidos pelo cheque dentista em 2009 e a utilização dos cheques começou no ano seguinte.

A taxa de utilização tem sido das mais altas entre todos os grupos que beneficiam do Programa. No total já foram realizados 7.616 tratamentos, sendo que o mais frequente ao longo dos cinco anos foi a restauração direta e definitiva, com mais de 3021 tratamentos efetuados, seguindo-se as exodontias (extrações) com 2810 tratamentos. Este ano e com dados referentes até 31 de agosto, dos 638 cheques dentistas já emitidos foram utilizados 553, registando-se uma taxa de utilização de 87%.

Paulo Ribeiro de Melo, secretário-geral da Ordem dos Médicos Dentistas, sublinha que “os portadores de HIV devem prestar especial atenção à saúde oral, problemas na boca ou nos dentes podem fragilizar estes doentes e aumentar as repercussões da infeção. De salientar ainda que na fase inicial da infeção do vírus da Sida são raras as pessoas que não apresentam problemas orais”.

A integração dos portadores de HIV no programa visa precisamente garantir o acesso aos cuidados de saúde oral destes doentes, promovendo a sua saúde oral e diminuindo a incidência e a prevalência das doenças orais nos portadores da infeção. Os utentes portadores de HIV devem pedir ao seu médico de família o cheque dentista e depois de o receberem procurar um médico dentista que integre o programa e depois marcar a consulta.

 

 

 

2 Dezembro, 2015
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes leva debate sobre saúde oral a Matosinhos

Após o sucesso do lançamento do livro no Grémio Literário de Lisboa, a médica dentista Ana Sofia Lopes vai estar em Matosinhos, no próximo dia 13 de dezembro, para dar continuidade à discussão sobre “Saúde Oral para todos”.

Ler mais 12 Dezembro, 2024
Atualidade

Declaração de Bangkok reforça compromisso com a saúde oral

A publicação da Declaração de Bangkok, que decorreu entre 26 e 29 de novembro, na capital da Tailândia, representa mais um passo significativo em direção ao objetivo de incluir a saúde oral na agenda das doenças não transmissíveis (DNT) e nos programas de cobertura universal de saúde. A OMD marcou presença através de Miguel Pavão.

Ler mais 11 Dezembro, 2024
Atualidade