Células de tubarões podem ser usadas em dentes humanos

Imagem da notícia: Células de tubarões podem ser usadas em dentes humanos

Um recente estudo revelou que as células responsáveis pelo crescimento dentário nos tubarões estão igualmente presentes no organismo humano, pelo que é possível aproveitá-las para tratamentos dentários.

A dentição dos tubarões está em constante mudança ao longo das suas vidas, com perda e crescimento de dentes consoante o enfraquecimento dos mesmos.

As células denominam-se dental lamina, pelo que os cientistas da Universidade de Sheffield, Inglaterra, estimam que podem ser utilizadas para a regeneração dentária humana, pois o ser-humano possui as mesmas células, nomeadamente na passagem dos dentes de leite para os definitivos.

No entanto, este fenómeno apenas acontece uma vez numa vida humana, ao contrário dos tubarões. Na adolescência, as células “perdem-se” no organismo humano, sendo que o objetivo de uma possível investigação passa por as revitalizar, para compensar a perda dentária.

15 Fevereiro, 2016
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Miguel Pavão renova título de Bastonário da OMD

A eleição ao Conselho Geral, Conselho Deontológico e de Disciplina e Conselho de Supervisão, apenas foram a sufrágio listas únicas, listas essas encabeçadas respetivamente por Miguel Pavão, João Aquino e por Manuel Fontes de Carvalho e Teresa Alves Canadas. A eleição decorreu entre 6 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 12 Junho, 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio, 2024
Atualidade