Células de tubarões podem ser usadas em dentes humanos

Imagem da notícia: Células de tubarões podem ser usadas em dentes humanos

Um recente estudo revelou que as células responsáveis pelo crescimento dentário nos tubarões estão igualmente presentes no organismo humano, pelo que é possível aproveitá-las para tratamentos dentários.

A dentição dos tubarões está em constante mudança ao longo das suas vidas, com perda e crescimento de dentes consoante o enfraquecimento dos mesmos.

As células denominam-se dental lamina, pelo que os cientistas da Universidade de Sheffield, Inglaterra, estimam que podem ser utilizadas para a regeneração dentária humana, pois o ser-humano possui as mesmas células, nomeadamente na passagem dos dentes de leite para os definitivos.

No entanto, este fenómeno apenas acontece uma vez numa vida humana, ao contrário dos tubarões. Na adolescência, as células “perdem-se” no organismo humano, sendo que o objetivo de uma possível investigação passa por as revitalizar, para compensar a perda dentária.

15 Fevereiro, 2016
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Boa Páscoa!

A equipa da DentalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Ler mais 18 Abril, 2025
Atualidade

Spyros Vassilopoulos é o novo presidente da EFP

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) elegeu recentemente um novo presidente, Spyros Vassilopoulos, que traz para o cargo uma visão estratégica centrada no avanço da ciência periodontal, no reforço da educação e na construção de alianças com impacto dentro e fora da comunidade dentária.

Ler mais 16 Abril, 2025
Atualidade

OMD realizou encontro em Braga

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu em Braga, nos dias 4 e 5 de abril para análise do expediente geral e dos dossiers que estão em curso e para aprofundar o conhecimento da profissão na região.

Ler mais 14 Abril, 2025
Atualidade