Preservar células estaminais dos dentes?

Imagem da notícia: Preservar células estaminais dos dentes?

A empresa Future Health, que vende o serviço de criopreservação de sangue e tecido do cordão umbilical, acabou de lançar a possibilidade de se guardar células estaminais, retiradas da polpa dentária.

Segundo a Visão, há já algum tempo que “os cientistas começaram a olhar para o “miolo” dos dentes como fonte de um tipo de células estaminais (mesenquimatosas ou mesenquimais), que têm o potencial de se transformar em quase todos os tecidos do organismo. Atualmente, tornou-se mesmo numa das matérias-primas de eleição na engenharia de tecidos. A expectativa é de que a partir das células mesenquimatosas se consiga produzir em laboratório órgãos de substituição”.

O procedimento passa pela extração de um dente de leite – recomenda-se que esta seja feita na altura em que estes começam a cair, mas no dentista. A transportadora recolhe o material no consultório em Portugal e leva-o, em menos de 24 horas, até Inglaterra, onde se encontra um dos bancos de cripreservação da empresa. Também é possível fazer o mesmo para os dentes do sizo, com maior probabilidade de sucesso para os que estão oclusos, por serem, à partida, mais saudáveis, afirma a mesma revista.

 

26 Fevereiro, 2016
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Miguel Pavão renova título de Bastonário da OMD

A eleição ao Conselho Geral, Conselho Deontológico e de Disciplina e Conselho de Supervisão, apenas foram a sufrágio listas únicas, listas essas encabeçadas respetivamente por Miguel Pavão, João Aquino e por Manuel Fontes de Carvalho e Teresa Alves Canadas. A eleição decorreu entre 6 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 12 Junho, 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio, 2024
Atualidade