“É pertinente criar condições para consultas de medicina dentária no SNS”

Imagem da notícia: “É pertinente criar condições para consultas de medicina dentária no SNS”

Mariana Barcelos Vaz tem 25 anos e é médica dentista desde julho de 2014. Com um mestrado integrado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Mariana Barcelos Vaz exerce em várias clínicas da área da grande Lisboa e, no mês passado, foi eleita para o Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), um novo órgão da OMD que tem representantes de todas as regiões do país.

Durante a Faculdade, Mariana Barcelos Vaz foi presidente da direção-geral da Associação Académica de Medicina Dentária de Lisboa e vice-presidente da direção-geral da Associação Académica da Universidade de Lisboa, tendo sido ainda presidente da mesa da assembleia-geral Associação Académica de Medicina Dentária de Lisboa. Quando terminou o curso, trabalhou em regime de voluntariado na Guiné-Bissau.

O Conselho dos Jovens Médicos Dentistas é uma estrutura da OMD que reúne estudantes e profissionais mais jovens da medicina dentária de todo o país e das várias instituições de ensino, representando as diversas realidades e experiências nacionais. O Conselho tem como função propor formas de atuação dirigidas aos mais jovens médicos dentistas.

Mariana Barcelos Vaz salienta que a sua prioridade é “lutar contra as condições de subemprego que enfrentam os jovens médicos dentistas. Apesar de Portugal ter das melhores faculdades da Europa, as condições profissionais têm vindo a piorar, e muito, nos últimos anos. Há médicos dentistas a trabalhar em condições muito precárias. A emigração tem vindo a aumentar e, no entanto, o acesso a consultas de medicina dentária por parte da população portuguesa é muito reduzido. Parece-me muito pertinente criar condições para consultas de medicina dentária em todo o Serviço Nacional de Saúde, porque é uma forma de garantir cuidados a toda a população e estimular o emprego numa área essencial para a saúde das pessoas”.

 

1 Março, 2016
Atualidade

Notícias relacionadas