Ligação entre periodontite e doença renal crónica

Imagem da notícia: Ligação entre periodontite e doença renal crónica

Investigadores da Universidade de Birmingham demonstraram que pacientes com doença renal crónica e periodontite têm uma taxa de mortalidade superior ao de pacientes com doença renal crónica mas sem doença gengival grave. A pesquisa, publicada no Journal of Clinical Periodontology, adiciona à evidência crescente de que má saúde oral está associada a outras doenças crónicas.

Os dados de 13,734 participantes do Third National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES III) com sede nos EUA, foram analisados para mostrar que os indivíduos com periodontite e doença renal crónica tinham uma taxa de mortalidade de 41% a 10 anos, em comparação com os 32% para aqueles com doença renal crónica mas sem periodontite.

A periodontite é uma doença crónica e na sua forma mais grave é a sexta doença humana maior prevalência, afetando 11,2% da população mundial. As doenças crónicas não transmissíveis, como doença renal, são cada vez mais comuns, em parte como resultado do envelhecimento da população aos estilos de vida sedentários e às dietas. O impacto da doenças e os cuidados de saúde na economia global é significativo, e as evidências sugerem que 92% dos adultos mais idosos têm pelo menos uma doença crónica.

Segundo Praveen Sharma, um dos co-autores do estudo, “estamos apenas a começar a arranhar a superfície da interação entre gengivite e outras doenças crónicas, quer seja a doença renal, diabetes ou doenças cardiovasculares. Conhecendo o risco acrescido que as doenças gengivais representam para o paciente portador de outra doença crónica, a saúde oral tem um papel significativo na desempenho na melhoria do estado de saúde dos pacientes”.

10 Março, 2016

imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.