“A medicina dentária deve estar acessível a toda a população”

Imagem da notícia: “A medicina dentária deve estar acessível a toda a população”

Rui Isidro Falacho, médico dentista, disse-nos em entrevista a sua opinião sobre a possível integração de profissionais de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“À semelhança das demais áreas médicas, a medicina dentária deve, na minha opinião, estar acessível a toda a população. Em Portugal, como todos sabemos, uma franja significativa da população não tem acesso a cuidados orais por motivos exclusivamente económicos. Todos nós, médicos dentistas, compreendemos que os elevados custos dos serviços na área da medicina dentária são motivados pela natureza dispendiosa dos materiais e pelas taxas exorbitantes que as clínicas sofrem (impostos, licenciamentos, e mais uma panóplia infindável de regrinhas sorvedoras de capital), estando comprovado que nem todos os cidadãos terão possibilidade de recorrer a um serviço cujo preço justo está acima das suas capacidades financeiras.

Desta forna, a disseminação no SNS de cuidados de saúde oral prestados por médicos dentistas pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento de uma adequada estratégia de prevenção, associada a uma primeira linha de intervenção clínica junto dos utentes que irá certamente fomentar uma melhoria significativa na saúde oral dos portugueses. Resta saber qual o enquadramento deste serviço. Creio que, caso este seja executado numa perspetiva preventiva e de intervenção primária com possibilidade de tratamento comparticipado no privado, constituirá uma mais-valia inestimável”.

Leia o artigo completo na DentalPro 99.

12 Maio, 2016
Entrevistas

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Carlos Diniz em entrevista

Com 27 anos, Carlos Diniz fundou aquele que chegou, mais tarde, a ser o maior grupo de clínicas dentárias integradas em Portugal, também com presença em Espanha. Porém, após anos de sucesso, “O meu dentista” enfrentou um processo de reestruturação que terminou em insolvência. Nada que fizesse Carlos baixar os braços. Como refere nesta entrevista à DentalPro, fez o luto e ergueu-se de novo. Fundou recentemente a DENTRAL, que se assume como uma revolução na medicina dentária e a maior aliança de clínicas dentárias.

Ler mais 22 Outubro, 2021
Entrevistas

Medika aposta na medicina dentária

A empresa Medika MCN Tecnologia Medicinal S.A sediada em Santa Maria da Feira e fundada em 2016 pelo engenheiro Nuno Vasco Pinho Andrade “assume-se como uma referência na tecnologia da saúde, contribuindo continuamente para a melhoria dos cuidados de saúde”. A DentalPro falou com Nuno Andrade sobre as novas apostas que estão a ser desenvolvidas pela empresa, nomeadamente a nível da medicina dentária.

Ler mais 29 Setembro, 2021
AtualidadeEntrevistasMateriais e equipamentosMedicina dentária

“Esta empresa dispõe de meios técnicos, logísticos, comerciais e humanos adequados para dar resposta aos clientes”

Aldina Pereira é diretora comercial da Ravagnani Dental, em França e Portugal. Já trabalhou a nível internacional na indústria de beleza, moda e banca, mas é na indústria dentária que desenvolveu a sua maior experiência. A DentalPro conversou com Aldina Pereira para perceber melhor o que envolve este projeto entre França e Portugal.

Ler mais 9 Agosto, 2021
EntrevistasRevista