“A medicina dentária deve estar acessível a toda a população”
Rui Isidro Falacho, médico dentista, disse-nos em entrevista a sua opinião sobre a possível integração de profissionais de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“À semelhança das demais áreas médicas, a medicina dentária deve, na minha opinião, estar acessível a toda a população. Em Portugal, como todos sabemos, uma franja significativa da população não tem acesso a cuidados orais por motivos exclusivamente económicos. Todos nós, médicos dentistas, compreendemos que os elevados custos dos serviços na área da medicina dentária são motivados pela natureza dispendiosa dos materiais e pelas taxas exorbitantes que as clínicas sofrem (impostos, licenciamentos, e mais uma panóplia infindável de regrinhas sorvedoras de capital), estando comprovado que nem todos os cidadãos terão possibilidade de recorrer a um serviço cujo preço justo está acima das suas capacidades financeiras.
Desta forna, a disseminação no SNS de cuidados de saúde oral prestados por médicos dentistas pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento de uma adequada estratégia de prevenção, associada a uma primeira linha de intervenção clínica junto dos utentes que irá certamente fomentar uma melhoria significativa na saúde oral dos portugueses. Resta saber qual o enquadramento deste serviço. Creio que, caso este seja executado numa perspetiva preventiva e de intervenção primária com possibilidade de tratamento comparticipado no privado, constituirá uma mais-valia inestimável”.
Leia o artigo completo na DentalPro 99.
12 Maio, 2016
Entrevistas