“A medicina dentária deve estar acessível a toda a população”

Imagem da notícia: “A medicina dentária deve estar acessível a toda a população”

Rui Isidro Falacho, médico dentista, disse-nos em entrevista a sua opinião sobre a possível integração de profissionais de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“À semelhança das demais áreas médicas, a medicina dentária deve, na minha opinião, estar acessível a toda a população. Em Portugal, como todos sabemos, uma franja significativa da população não tem acesso a cuidados orais por motivos exclusivamente económicos. Todos nós, médicos dentistas, compreendemos que os elevados custos dos serviços na área da medicina dentária são motivados pela natureza dispendiosa dos materiais e pelas taxas exorbitantes que as clínicas sofrem (impostos, licenciamentos, e mais uma panóplia infindável de regrinhas sorvedoras de capital), estando comprovado que nem todos os cidadãos terão possibilidade de recorrer a um serviço cujo preço justo está acima das suas capacidades financeiras.

Desta forna, a disseminação no SNS de cuidados de saúde oral prestados por médicos dentistas pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento de uma adequada estratégia de prevenção, associada a uma primeira linha de intervenção clínica junto dos utentes que irá certamente fomentar uma melhoria significativa na saúde oral dos portugueses. Resta saber qual o enquadramento deste serviço. Creio que, caso este seja executado numa perspetiva preventiva e de intervenção primária com possibilidade de tratamento comparticipado no privado, constituirá uma mais-valia inestimável”.

Leia o artigo completo na DentalPro 99.

12 Maio, 2016
Entrevistas

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Montellano celebra 50 anos

A Montellano nasceu há 50 anos, em Lisboa, pela mão do Sr. Montellano. Bernardo Montellano, atual diretor-geral e neto do fundador, faz um balanço positivo do meio século de vida da empresa, que continua a querer “posicionar-se com parceira de todas as clínicas e laboratórios do país”.

Ler mais 15 Março, 2024
Entrevistas