Tecnologia ‘wearable’ domina medicina
Um recente estudo publicado pela Frost & Sulivan revelou que o mercado global de produtos ‘wearable’ representou 5,1 mil milhões de dólares em 2015. No entanto, o mesmo documento estima que até 2020 o mesmo mercado consiga 18,9 mil milhões em vendas, um crescimento de cerca de 270% em cinco anos.
Os valores justificam-se pela crescente aposta em tecnologia comercializável, procura por este género de serviços e ‘wearables’ (dispositivos equipáveis como os relógios inteligentes) para monitorizar doenças crónicas e outros propósitos clínicos.
Um outro estudo, da IDTechEx, revelou que o segundo maior mercado destes dispositivos é o da “Saúde, medicina, fitness e bem-estar”, apenas ultrapassado pelo segmento “Infotainment avançado”, preenchido pelos equipamentos inteligentes da Apple e Samsung.
No caso da saúde, estes produtos objetivam ajudar o profissional a acompanhar de forma mais aproximada e personalizável os seus pacientes, como os monitoramentos biométricos para registar batimentos cardíacos.
Embora seja um mercado em franca expansão, os desafios imediatos são os custos elevados e a falta de políticas de segurança, mas ambos os estudos revelam que serão ultrapassados com o tempo, mediante o surgimento de tecnologia aprimorada.
26 Julho, 2016
Atualidade