“Estado aumenta receita de IVA das próteses dentárias à custa do consumidor”

Imagem da notícia: “Estado aumenta receita de IVA das próteses dentárias à custa do consumidor”

A Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária (APTPD) informou hoje os seus associados que o Orçamento Geral de Estado para 2017 isenta as próteses dentárias de IVA, anteriormente sujeitas à taxa reduzida de 6%. Porém os custos de produção das mesmas sobem bem mais, face às regras do imposto sobre o valor acrescentado. Com efeito, ao tornar as próteses dentárias isentas de IVA (alínea 3 do artº 9 do CIVA), o Estado deixa de aceitar que os técnicos e laboratórios de prótese dentária deduzam o IVA das matérias-primas, dos serviços e dos investimentos em equipamentos necessários à produção de próteses dentárias. De acordo com os dados do Banco de Portugal sobre as PME que produziram próteses em 2015, esses “consumos intermédios” representam em média 47% do custo das próteses. Segundo a APTPD, estes consumos intermédios são taxados em sede de IVA na sua quase totalidade a 23%, IVA esse que ao deixar de ser dedutível passa a fazer parte dos custos de produção o que leva a um aumento automático direto dos custos de 11%, que é quase o dobro da redução do IVA. O Estado sai beneficiado na receita fiscal.

A APTPD lamenta não ter sido ouvida sobre esta matéria, apesar de ter feito chegar aos grupos parlamentares a sua preocupação com o efeito da medida, antes da sua aprovação no final de novembro. A APTPD informou os seus associados que, devem junto dos seus técnicos oficiais de contas, aferir da necessidade de, a partir do início de 2017, transmitir as próteses dentárias sem IVA e dos efeitos do aumento dos custos intermédios com a subida de cerca 23%. O presidente da APTPD, Luís Costa, interroga-se se “os partidos que anunciaram a medida como sendo boa para a saúde oral e para os consumidores, estavam deliberadamente a enganar o contribuinte com o objetivo de aumentar a receita fiscal, ou se foi apenas um caso de manifesto «lapso» legislativo”. A APTPD manifesta-se disponível para discutir formas que permitam mitigar esta medida, nomeadamente através do alargamento da possibilidade de renúncia à isenção de IVA à sua atividade.

21 Dezembro, 2016
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Spyros Vassilopoulos é o novo presidente da EFP

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) elegeu recentemente um novo presidente, Spyros Vassilopoulos, que traz para o cargo uma visão estratégica centrada no avanço da ciência periodontal, no reforço da educação e na construção de alianças com impacto dentro e fora da comunidade dentária.

Ler mais 16 Abril, 2025
Atualidade

OMD realizou encontro em Braga

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu em Braga, nos dias 4 e 5 de abril para análise do expediente geral e dos dossiers que estão em curso e para aprofundar o conhecimento da profissão na região.

Ler mais 14 Abril, 2025
Atualidade

MALO CLINIC comemora 30 anos

Grupo português, tratou pacientes de 55 nacionalidades em 2024. Em 30 anos foram tratados mais de 350 mil clientes e mais de 165 mil casos complexos, o que representa um crescimento de 42% de novos pacientes só no último ano.

Ler mais 10 Abril, 2025
Atualidade