Como está a saúde oral dos portugueses?

Imagem da notícia: Como está a saúde oral dos portugueses?

A Direção-Geral da Saúde apresentou o terceiro Estudo Epidemiológico Nacional das Doenças Orais que, pela primeira vez, demonstra resultados sobre o estado da saúde oral dos portugueses com 18 anos, entre os 35–44 anos e os 65–74 anos de idade.

No âmbito deste estudo, desenvolvido em parceria pelo Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e a Ordem dos Médicos Dentistas, foi examinada e inquirida uma amostra constituída por 6315 indivíduos, representativa a nível nacional.

O estudo abrangeu as cinco administrações regionais de saúde, bem como as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. O trabalho de campo teve início no final do ano de 2012 e terminou em 2014.

Dos resultados destaca-se:

  • Redução do índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados) que, aos 12 anos, era de 2,95, no ano 2000, de 1,48, em 2006, e de 1,18 em 2013;
  • Aumento da percentagem de jovens com gengivas saudáveis que em 2006, aos 12 anos era 29% e aos 15 anos era 22%, enquanto em 2013, aos 12 anos era 51,7% e aos 18 anos 41,8%
  • Aumento do número médio de dentes com selantes de fissura que, em 2006, aos 12 anos era 1,60 e aos 15 anos era 0,86 e, em 2013, aos 12 anos era 3,61 e aos 18 anos era 1,31;
  • Aumento da percentagem de crianças e jovens que escovam os dentes à noite, antes de deitar, que em 2006, aos 6 anos era de 35%, aos 12 anos 51% e aos 15 anos era de 45%, enquanto em 2013 aos 6 anos essa percentagem era de 84%, aos 12 anos, 87% e aos 18 anos 84%.

O estudo foi coordenado por Rui Calado, Cristina Sousa Ferreira, Paulo Nogueira e Paulo Ribeiro Melo. Este estudo epidemiológico contou, igualmente, com a colaboração de médicos dentistas, docentes de instituições portuguesas de ensino superior de medicina dentária, já familiarizados com o ICDAS que constituíram equipas de observação clínica e respetivo registo da amostra do Continente.

Saiba mais aqui.

19 Junho, 2017
Atualidade

PUBLICIDADE
Kuraray

Notícias relacionadas

APORMED com novos órgãos sociais para 2026-2028

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) voltou a eleger Antonieta Lucas como presidente da direção para o triénio 2026-2028. A cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos sociais, a 22 de junho, contou com participação de cerca de 80 pessoas.

Ler mais 26 Junho, 2026
Atualidade

Uma boca saudável pode significar mais golos

Milhões de adeptos têm estado colados aos ecrãs para assistir a exibições notáveis de velocidade, precisão e resistência na competição de futebol mais importante do mundo. Mas e se por trás de cada sprint, ou de cada pontapé decisivo, existisse também um fator frequentemente ignorado relacionado com o desempenho dos atletas?

Ler mais 25 Junho, 2026
Atualidade