“O laser é a abordagem cirúrgica preferencial”

Imagem da notícia: “O laser é a abordagem cirúrgica preferencial”

A Pós-graduação em Aplicações de Laser está no final do seu primeiro ano de existência e tem sido “um sucesso, com lotação completa e com vários alunos a aguardar próxima edição”. Marta Galrito, interna de estomatologia e aluna desta pós-graduação, explicou à DentalPro as razões que a levaram a optar por este curso.

“Inscrevi-me na Pós-graduação em Aplicações de Laser em Medicina Dentária por se assistir, cada vez mais, a uma abordagem integrada da medicina oral e cirurgia oromaxilar em estomatologia. Nos centros de referência internacionais de medicina oral, o laser é a abordagem cirúrgica preferencial. Isto acontece uma vez que o laser permite realizar abordagens cirúrgicas que na cirurgia tradicional seriam difíceis ou mesmo impossíveis. Além dos efeitos conhecidos de diminuição da dor e inflamação pós-operatórios, o que permite aos doentes um período de convalescença mais rápido e com maior qualidade de vida. Portugal não tem porque ser diferente uma vez que a evolução nesta área da estomatologia tem sido forte, sobretudo nos últimos anos. Apesar disto, o laser ainda não faz parte da formação básica da especialidade, pelo que considerei fundamental aumentar a formação nesta área. O laser não é uma técnica cirúrgica do futuro. É o presente. É a abordagem cirúrgica de referência em medicina oral”.

Acrescentou que a frequência desta pós-graduação foi uma aposta ganha. “Têm sido um fins-de-semana intensos, de teoria e prática, cirurgia e também de evolução no pensamento científico e clínico. A prática cirúrgica, a partilha científica, a investigação e a publicação são essenciais ao progresso nesta área. Todos temos partilhado conhecimentos de diferentes áreas da estomatologia e da medicina dentária, com repercussões práticas, o que tem contribuído para a qualidade da pós-graduação. Levamos muito trabalho de estudo, pesquisa, exercícios de matemática e física, para casa. Preparamos apresentações, journal club. Analisamos estudos de referência em laser, em todas as áreas da estomatologia e da medicina Dentária. E, quando chegamos à CESPU, temos já uma preparação que nos permite uma formação avançada. A coordenação por parte do prof. doutor Luís Monteiro, bem como todas as suas aulas, tem sido uma mais-valia à nossa aprendizagem”.

Toda a reportagem na próxima edição.

24 Julho, 2017
Formação

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPDOF realiza webinar sobre DTM muscular

Sobre a temática “DTM Muscular - Sabe quais são as nossas recomendações e guidelines?”, a sessão online acontece a 8 de dezembro pelas 21h30, num evento gratuito para sócios da SPDOF.

Ler mais 22 Novembro, 2021
AtualidadeEventosFormação