Qual o futuro da saúde oral no SNS?

Imagem da notícia: Qual o futuro da saúde oral no SNS?

É necessário criar a carreia de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS), defendeu o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas num artigo do Público.

“A medicina dentária é uma profissão única, que combina a conceção intelectual de um trabalho, com a execução médica, operatória e cirúrgica do mesmo com procedimentos adequados realizados no paciente”, explicou Orlando Monteiro da Silva.

Em 2016, foram efetuadas obras em alguns centros de saúde do sul do país e contrataram-se médicos dentistas para um projeto-piloto que visava o atendimento da população mais vulnerável.

A partir de 2017, o projeto-piloto foi sendo alargado e atualmente mais de 50 centros de saúde do continente dispõem de médicos dentistas a atender a população, em instalações adequeadas e com equipamentos ao nível do que acontece no setor privado. O Governo quer que até ao final do próximo ano todos os agrupamentos de centros de saúde (ACE) tenham consultas de medicina piloto.

O Ministério da Saúde já aprovou a carreira de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde. “Hoje, o investimento está feito e devidamente orçamentado, os médicos dentistas estão contratados, faltando apenas um último passo, a imprescindível coaprovação da carreira de medicina dentária por parte do Ministério das Finanças”, apelou o bastonário.

6 Abril, 2018
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

DentalPro 159

Nesta edição, destacamos a Unidade Móvel da Clipal, um projeto de proximidade no setor da Medicina Dentária, que realiza ações de sensibilização na comunidade de forma a contribuir para uma área “social mais alargada".

Ler mais 30 Julho, 2021
Medicina dentáriaRevista