Qual o futuro da saúde oral no SNS?

Imagem da notícia: Qual o futuro da saúde oral no SNS?

É necessário criar a carreia de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS), defendeu o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas num artigo do Público.

“A medicina dentária é uma profissão única, que combina a conceção intelectual de um trabalho, com a execução médica, operatória e cirúrgica do mesmo com procedimentos adequados realizados no paciente”, explicou Orlando Monteiro da Silva.

Em 2016, foram efetuadas obras em alguns centros de saúde do sul do país e contrataram-se médicos dentistas para um projeto-piloto que visava o atendimento da população mais vulnerável.

A partir de 2017, o projeto-piloto foi sendo alargado e atualmente mais de 50 centros de saúde do continente dispõem de médicos dentistas a atender a população, em instalações adequeadas e com equipamentos ao nível do que acontece no setor privado. O Governo quer que até ao final do próximo ano todos os agrupamentos de centros de saúde (ACE) tenham consultas de medicina piloto.

O Ministério da Saúde já aprovou a carreira de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde. “Hoje, o investimento está feito e devidamente orçamentado, os médicos dentistas estão contratados, faltando apenas um último passo, a imprescindível coaprovação da carreira de medicina dentária por parte do Ministério das Finanças”, apelou o bastonário.

6 Abril, 2018
AtualidadeMedicina dentária

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Align Technology apresenta portfólio digital no SEDA

A Align esteve presente na 6ª edição do Congresso SEDA, que ocorreu por ocasião do Dia Mundial do Ortodontista, onde apresentou as suas mais recentes inovações aos médicos ortodontistas certificados Invisalign.

Ler mais 14 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária

IDS 2021: o regresso do otimismo ao setor dentário

Mais de 23 mil visitantes de 144 países percorreram os espaços da Feira Internacional de Colónia entre 22 e 25 de setembro. A IDS 2021 fica ainda marcada pelo formato híbrido com a realização da IDSconnect. A indústria espera agora um desenvolvimento positivo nos próximos meses.

Ler mais 13 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária