Qual o futuro da saúde oral no SNS?

Imagem da notícia: Qual o futuro da saúde oral no SNS?

É necessário criar a carreia de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS), defendeu o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas num artigo do Público.

“A medicina dentária é uma profissão única, que combina a conceção intelectual de um trabalho, com a execução médica, operatória e cirúrgica do mesmo com procedimentos adequados realizados no paciente”, explicou Orlando Monteiro da Silva.

Em 2016, foram efetuadas obras em alguns centros de saúde do sul do país e contrataram-se médicos dentistas para um projeto-piloto que visava o atendimento da população mais vulnerável.

A partir de 2017, o projeto-piloto foi sendo alargado e atualmente mais de 50 centros de saúde do continente dispõem de médicos dentistas a atender a população, em instalações adequeadas e com equipamentos ao nível do que acontece no setor privado. O Governo quer que até ao final do próximo ano todos os agrupamentos de centros de saúde (ACE) tenham consultas de medicina piloto.

O Ministério da Saúde já aprovou a carreira de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde. “Hoje, o investimento está feito e devidamente orçamentado, os médicos dentistas estão contratados, faltando apenas um último passo, a imprescindível coaprovação da carreira de medicina dentária por parte do Ministério das Finanças”, apelou o bastonário.

6 Abril, 2018
AtualidadeMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 15 Abril, 2024
Atualidade