Há inovação na regeneração do esmalte dentário

Imagem da notícia: Há inovação na regeneração do esmalte dentário

Investigadores da Universidade Queen Mary de Londres desenvolveram uma nova forma de cultivar materiais mineralizados que podem regenerar tecidos duros, como o esmalte dentário e o osso.

Ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, o esmalte, localizado na parte externa dos dentes, não se auto-regenera quando se perde, o que leva à dor e perda de qualidades dentárias. Tratam-se de problemas que afetam mais de 50% da população mundial, pelo que encontrar maneiras de recriar o esmalte é uma necessidade importante na medicina dentária.

O estudo, publicado na Nature Communications, mostra uma nova abordagem com a finalidade de criar materiais com notável precisão e ordená-los para que se pareçam e se comportem como o esmalte dentário.

Os materiais podem ser usados ​​para uma ampla variedade de complicações dentárias, como a prevenção e o tratamento da cárie dentária ou da hipersensibilidade dentária.

O Dr. Sherif Elsharkawy, médico dentista e autor principal do estudo da Queen Mary’s School of Engineering and Materials Science, considera que “isto é excitante porque a simplicidade e versatilidade da plataforma de mineralização abre oportunidades para tratar e regenerar tecidos dentários”.

O mecanismo desenvolvido é baseado numa proteína que é capaz de desencadear e guiar o crescimento de nano-cristais em múltiplas escalas. Esta organização estrutural é fundamental para a excelência das propriedades físicas exibidas pelo esmalte dentário natural.

O controlo do processo de mineralização abre a possibilidade de criar materiais com propriedades que imitam diferentes tecidos duros além do esmalte, como ossos e dentina. Como tal, o trabalho tem o potencial para ser usado numa variedade de aplicações na medicina regenerativa. Além disso, o estudo também fornece insights sobre o papel do distúrbio de proteínas na fisiologia e na patologia humana.

Saiba tudo aqui.

11 Junho, 2018
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária