Há inovação na regeneração do esmalte dentário

Imagem da notícia: Há inovação na regeneração do esmalte dentário

Investigadores da Universidade Queen Mary de Londres desenvolveram uma nova forma de cultivar materiais mineralizados que podem regenerar tecidos duros, como o esmalte dentário e o osso.

Ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, o esmalte, localizado na parte externa dos dentes, não se auto-regenera quando se perde, o que leva à dor e perda de qualidades dentárias. Tratam-se de problemas que afetam mais de 50% da população mundial, pelo que encontrar maneiras de recriar o esmalte é uma necessidade importante na medicina dentária.

O estudo, publicado na Nature Communications, mostra uma nova abordagem com a finalidade de criar materiais com notável precisão e ordená-los para que se pareçam e se comportem como o esmalte dentário.

Os materiais podem ser usados ​​para uma ampla variedade de complicações dentárias, como a prevenção e o tratamento da cárie dentária ou da hipersensibilidade dentária.

O Dr. Sherif Elsharkawy, médico dentista e autor principal do estudo da Queen Mary’s School of Engineering and Materials Science, considera que “isto é excitante porque a simplicidade e versatilidade da plataforma de mineralização abre oportunidades para tratar e regenerar tecidos dentários”.

O mecanismo desenvolvido é baseado numa proteína que é capaz de desencadear e guiar o crescimento de nano-cristais em múltiplas escalas. Esta organização estrutural é fundamental para a excelência das propriedades físicas exibidas pelo esmalte dentário natural.

O controlo do processo de mineralização abre a possibilidade de criar materiais com propriedades que imitam diferentes tecidos duros além do esmalte, como ossos e dentina. Como tal, o trabalho tem o potencial para ser usado numa variedade de aplicações na medicina regenerativa. Além disso, o estudo também fornece insights sobre o papel do distúrbio de proteínas na fisiologia e na patologia humana.

Saiba tudo aqui.

11 Junho, 2018
Medicina dentária

PUBLICIDADE SDS | Straumann
PUBLICIDADE Radiologia do 3° Milénio

Notícias relacionadas

IORC 2018 promove chuva de estrelas

A 7ª edição do Implantology and Oral Rehabilitation Congress ficou marcada pela presença de alguns dos maiores nomes da implantologia mundial contemporânea.

Ler mais 24 Abril, 2018
EventosMedicina dentária