Não se esqueça de alongar!

Imagem da notícia: Não se esqueça de alongar!

A DentalPro recomenda a todos os médicos dentistas e higienistas a realização regular de alongamentos. O objetivo é proporcionar maior elasticidade à musculatura, de modo a desempenhar a atividade profissional sem incómodos ou limitações aos movimentos.

Zona Cervical

  1. Coloque as mãos segurando a cabeça por trás. Em seguida, puxe suavemente para a frente e para baixo até sentir tensão na nuca.
  2. Rode a cabeça para o lado esquerdo, virando o queixo para o ombro. Com a mão direita, ajude a fletiremos a tabela para baixo. Sentirá o alongamento na parte esquerda do pescoço. Repita o mesmo exercício duas vezes com a parte oposta do corpo. Quando terminar, relaxe os ombros deixando-os descair.
  3.  Fletir a cabeça ligeiramente para um lado colocando sobre ela a mão do lado oposto. Proceda com muito cuidado e sinta a tensão no pescoço.

Zona Dorsal

  1. Entrelace os dedos das mãos e estique os braços para a frente, tanto quanto puder, com as palmas das mãos viradas para fora. Baixe os ombros até uma posição natural e deixe que as costas fiquem relaxadas.

Mãos e Punhos

  1. Estenda o braço e o pulso em ângulo reto relativamente ao corpo. Matenha a palma da mão virada para fora. Rode 180º de modo que as pontas dos dedos apontem para o solo e com a outra mão empurre os dedos para baixo e para trás. Repita a mesma operação com o braço e mãos opostos.

Zona Lombar

  1. Sentado numa cadeira, coloque o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo. Incline o tronco para a frente ao mesmo tempo que empurra o joelho direito para baixo. Realize o mesmo exercício para o lado oposto do corpo. É adequado tanto para a região lombar como para a pélvica.
  2. Em pé, com as pernas afastadas, coloque as mãos nas costas, uma diante da outra, com as pontas dos dedos junto da coluna vertebral. Sem fletiremos os joelhos, incline o tronco o máximo que puder . Volte à posição inicial. Repita 10 vezes, tentando inclinar-se cada vez mais.

A DentalPro sugere ainda que, para além do anteriormente exposto, é conveniente praticar desporto pelo menos três a quatro vezes por semana durante uma hora!

30 Agosto, 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade