Células mesenquimais podem tratar lesões dentárias

Imagem da notícia: Células mesenquimais podem tratar lesões dentárias

Resultados de um ensaio clínico de fase I revelam que a implantação autóloga de células estaminais mesenquimais é uma abordagem segura no tratamento de doentes com polpa dentária necrótica após trauma, permitindo a regeneração progressiva do tecido da polpa dentária.

No ensaio, que pretendeu avaliar a tolerância e segurança da implantação de células mesenquimais de origem dentária (MSCs), foram incluídos 40 doentes que apresentavam o tecido da polpa dentária em necrose após trauma.

Aos dez jovens do grupo controlo foi efetuado o procedimento standard para este tipo de condição e aos restantes foram implantadas MSCs de origem dentária do próprio doente.

Ao fim de seis, 12 e 24 meses verificou-se a regeneração progressiva do tecido da polpa dentária, com evidente formação das estruturas características deste tecido nos doentes tratados com MSCs. Tais resultados não se verificaram nos doentes intervencionados com o procedimento habitual.

“Pela capacidade regenerativa demonstrada e tendo sido observado que os resultados se mantiveram após 24 meses, esta abordagem poderá ser uma opção de tratamento para lesões dentárias após trauma e vir a constituir uma alternativa aos procedimentos usados habitualmente”, afirma Carla Cardoso, investigadora do departamento de I&D da Crioestaminal.

As MSCs são células multipotentes que se podem diferenciar em vários tipos celulares, como células neuronais, entre outros. Estas podem ser isoladas de várias fontes incluindo os dentes, a medula óssea e o cordão umbilical, exibindo uma elevada capacidade proliferativa, aliada a funções imunomodeladoras e de regeneração de tecidos.

20 Novembro, 2018
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária