Células mesenquimais podem tratar lesões dentárias

Imagem da notícia: Células mesenquimais podem tratar lesões dentárias

Resultados de um ensaio clínico de fase I revelam que a implantação autóloga de células estaminais mesenquimais é uma abordagem segura no tratamento de doentes com polpa dentária necrótica após trauma, permitindo a regeneração progressiva do tecido da polpa dentária.

No ensaio, que pretendeu avaliar a tolerância e segurança da implantação de células mesenquimais de origem dentária (MSCs), foram incluídos 40 doentes que apresentavam o tecido da polpa dentária em necrose após trauma.

Aos dez jovens do grupo controlo foi efetuado o procedimento standard para este tipo de condição e aos restantes foram implantadas MSCs de origem dentária do próprio doente.

Ao fim de seis, 12 e 24 meses verificou-se a regeneração progressiva do tecido da polpa dentária, com evidente formação das estruturas características deste tecido nos doentes tratados com MSCs. Tais resultados não se verificaram nos doentes intervencionados com o procedimento habitual.

“Pela capacidade regenerativa demonstrada e tendo sido observado que os resultados se mantiveram após 24 meses, esta abordagem poderá ser uma opção de tratamento para lesões dentárias após trauma e vir a constituir uma alternativa aos procedimentos usados habitualmente”, afirma Carla Cardoso, investigadora do departamento de I&D da Crioestaminal.

As MSCs são células multipotentes que se podem diferenciar em vários tipos celulares, como células neuronais, entre outros. Estas podem ser isoladas de várias fontes incluindo os dentes, a medula óssea e o cordão umbilical, exibindo uma elevada capacidade proliferativa, aliada a funções imunomodeladoras e de regeneração de tecidos.

20 Novembro, 2018
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

OMD: Fernando Guerra reeleito presidente do Conselho Geral

O Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) esteve reunido pela primeira vez, a 21 de setembro, no Porto. O plenário marcou o início dos trabalhos da nova equipa, cujos conselheiros foram eleitos em junho passado para o quadriénio 2024-2028, tendo Fernando Guerra sido reeleito presidente.

Ler mais 27 Setembro, 2024
Medicina dentária

International College of Dentists: Secção Portuguesa com nova liderança

Francisco do Vale, ortodontista, professor universitário e coordenador da Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, assume a liderança da secção portuguesa do International College of Dentists (ICD) enquanto regente da mesma, com Mariana Dolores, presidente da Mundo A Sorrir como vice – regente.

Ler mais 8 Julho, 2024
Medicina dentária