Tecnologia Biolocker pretende revolucionar saúde oral

Imagem da notícia: Tecnologia Biolocker pretende revolucionar saúde oral

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra desenvolveu uma nova tecnologia, baseada numa molécula orgânica natural, que impede a formação de placa bacteriana.

A Biolocker, quando chegar ao mercado, dentro de dois anos, representará uma mudança de paradigma na higiene oral, prevenindo a formação precoce da placa bacteriana, sem efeitos antimicrobianos, ao contrário das soluções de cuidados orais clássicas.

A grande inovação desta tecnologia “anti-placa”, em processo de registo de patente internacional, “está na capacidade de bloquear as principais interações bacterianas que ocorrem após a ingestão de alimentos. Como estas bactérias funcionam como alicerce, ao retirar a âncora impedimos que todas as bactérias a jusante se possam fixar”, explicam os investigadores Sérgio Matos, Filipe Antunes e Daniel Abegão (por ordem, na fotografia).

Este novo método “garante proteção por muito mais tempo, durante todo o dia, complementando a eficácia da escovagem, suplantando as limitações dos atuais produtos de higiene oral, sublinham os investigadores da FCTUC e FMUC. 

Em termos de saúde oral, ou mesmo numa perspetiva de política de saúde pública, salienta Sérgio Matos, médico dentista e professor da Faculdade de Medicina da UC, a grande mais-valia da Biolockeré a contribuição extraordinária para a prevenção de problemas dentários “permitindo que, através de uma tecnologia massificada e barata, a população passe a ter acesso a uma melhor higiene oral”.

“Em Portugal, a saúde oral é maioritariamente proporcionada por cuidados privados e, consequentemente, muito onerosos. A maneira mais eficaz de podermos combater todas as patologias da cavidade oral é através da prevenção, reduzindo custos com tratamentos”, observa.

Outra vantagem desta abordagem, cujo princípio de ação já foi testado e validado, é a sua versatilidade, podendo “ser incorporada em pastas dentífricas, elixires, fio dental ou até pastilhas elásticas”, assinalam Daniel Abegão e Filipe Antunes.

O projeto teve a colaboração do I3S da Universidade do Porto (UP) e foi o único vencedor português da 3ª edição do Programa Caixa Impulse, no valor de 70 mil euros.

10 Dezembro, 2018
AtualidadeMedicina dentária

PUBLICIDADE
ExcelÊncia na Assistância Dentária
PUBLICIDADE
MIS Connect

Notícias relacionadas

João Pimenta na Academia Brasileira de Odontologia

João Pimenta acaba de integrar a Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), presidida por Mario Groisman. O médico dentista português será empossado como Académico Honorário, passando a fazer parte do Quadro de Académicos da AcBO.

Ler mais 18 Setembro, 2019
Medicina dentária

“Make Sense!”, pela luta contra cancro de cabeça e pescoço

Arrancou ontem a 7ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço. A campanha, intitulada “Make Sense!”, estende-se até 20 de setembro e destina-se a consciencializar, educar e alertar os doentes, profissionais de saúde (HCPs) e entidades oficiais sobre o risco, fatores e prevenção de uma doença que mata três portugueses por dia.

Ler mais 17 Setembro, 2019
Medicina dentária

Abriu primeira Dr.Well’s no distrito de Coimbra

Desde o dia 10 de setembro, o CoimbraShopping conta com a Clínica Dr.Well’s, especializada em medicina dentária, estética e capilar. Ainda em crescimento no território nacional, esta é a primeira clínica Dr.Well’s a abrir no distrito de Coimbra.

Ler mais 11 Setembro, 2019
Medicina dentária