Fontes de Carvalho recusa distinção da OMD

Imagem da notícia: Fontes de Carvalho recusa distinção da OMD

Manuel Fontes de Carvalho, um dos fundadores e primeiro bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), recusou receber a medalha de ouro que lhe ia ser atribuída pela instituição. De acordo com o Jornal Público, em causa está a distinção de outros dois profissionais destacados na medicina dentária em Portugal, António Vasconcelos Tavares e António Felino, que a Ordem quer homenagear pelos seus contributos na fundação da instituição. 

“Não posso aceitar ser distinguido em conjunto, com esta justificação. São duas pessoas que não mexeram uma palha neste processo”, diz Fontes de Carvalho, referindo-se à constituição da Associação Profissional dos Médicos Dentistas (APMD), em 1991, e ao processo que se seguiu e culminou com a criação da Ordem, sete anos mais tarde. 

O bastonário Orlando Monteiro da Silva lamenta a contestação e justifica as distinções: Fontes de Carvalho “foi um dos líderes mais destacados na profissão, desde a criação das então escolas superiores de Medicina Dentária”; António Vasconcelos Tavares “contribuiu decisivamente para a criação e afirmação nesses tempos da Ordem”, tendo presidido, por exemplo, ao conselho ético e a Comissão Nacional de Avaliação dos Cirurgiões Dentistas Brasileiros; António Felino “foi fundamental pela influência que colocou pelos seus relacionamentos para a criação da percursora da Ordem, a APMD, que ocupou desde sempre posições de destaque no associativismo profissional”.

2 Janeiro, 2019
Medicina dentária

PUBLICIDADE SDS | Straumann

Notícias relacionadas

Investigadores premiados pela tecnologia Biolocker

Biolocker, a nova tecnologia baseada numa molécula orgânica natural que impede a formação de placa bacteriana, foi o único vencedor português da terceira edição do Programa Caixa Impulse, no valor de 70 mil euros.

Ler mais 23 Janeiro, 2019
Medicina dentária

Mariana Dolores abraça direção da Mundo A Sorrir

A ONG Mundo A Sorrir (MAS) começou o ano 2019 com uma nova direção. Mariana Dolores, médica dentista, deu o pontapé de saída para um novo mandato à frente do destino da MAS e mostrou-se otimista quanto ao futuro da Organização.

Ler mais 22 Janeiro, 2019
Medicina dentária

Medicina dentária orientada só para o lucro?

O Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) aprovou por unanimidade a resolução “Corporate Dentistry” que expõe a preocupação e a posição inequívocas sobre tendências globais de mercantilização da profissão.

Ler mais 21 Janeiro, 2019
AtualidadeMedicina dentária