Starlight Sónia

Imagem da notícia: Starlight Sónia

Sempre que tratamos pela primeira vez alguém, existem várias formas de aferir as suas características mais importantes, no que respeita à sua qualidade e condição de pacientes e seres humanos. Uma delas é a sua tolerância ao sofrimento e à dor. Como fenómeno subjetivo que é e sintoma de muito mais do que uma patologia ou fisiologia individuais, a dor dá-nos informação que extrapola a clínica e antes nos sugere coisas intangíveis, como a resiliência daquela pessoa.

Há uns anos conheci a “Starlight Sónia”. A sua estrutura delicada e feições femininas contrastavam com o seu ar rebelde, arrapazado e a sua força interior. Se, a princípio me custou perceber quem era esta singular pessoa, depressa senti que havia uma poderosa luz por detrás daqueles olhos e movimentos fluidos, daquele narizinho arrebitado e postura que convence e intimida qualquer um – animal, ser humano, montanha ou bactéria.

A Sónia foi fotografada emocionalmente, na clínica onde me encontrava a trabalhar, para efeitos meramente clínicos – ia fazer uma reabilitação oral – e deixou toda a gente atónita, boquiaberta, porque era modelo fotográfico e não sabia. No meio de gargalhadas e lágrimas, sem se demorar muito numas ou noutras, foi-nos contando a sua história.

Conheça a história da Sónia na crónica da médica dentista Cátia Íris Gonçalves, publicada na DentalPro 133.

11 Fevereiro, 2019
Opinião

Pub

Gresden ONE




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Colocar a saúde oral na agenda de saúde global

As doenças da cavidade oral estão entre as doenças não transmissíveis mais comuns em todo o mundo e podem surgir em todas as idades. Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), as doenças orais podem ter impactos variados, afetando as relações pessoais, a autoconfiança e até a própria alimentação, além de contribuir para o isolamento social.

Ler mais 9 Maio, 2023
Opinião