Starlight Sónia

Imagem da notícia: Starlight Sónia

Sempre que tratamos pela primeira vez alguém, existem várias formas de aferir as suas características mais importantes, no que respeita à sua qualidade e condição de pacientes e seres humanos. Uma delas é a sua tolerância ao sofrimento e à dor. Como fenómeno subjetivo que é e sintoma de muito mais do que uma patologia ou fisiologia individuais, a dor dá-nos informação que extrapola a clínica e antes nos sugere coisas intangíveis, como a resiliência daquela pessoa.

Há uns anos conheci a “Starlight Sónia”. A sua estrutura delicada e feições femininas contrastavam com o seu ar rebelde, arrapazado e a sua força interior. Se, a princípio me custou perceber quem era esta singular pessoa, depressa senti que havia uma poderosa luz por detrás daqueles olhos e movimentos fluidos, daquele narizinho arrebitado e postura que convence e intimida qualquer um – animal, ser humano, montanha ou bactéria.

A Sónia foi fotografada emocionalmente, na clínica onde me encontrava a trabalhar, para efeitos meramente clínicos – ia fazer uma reabilitação oral – e deixou toda a gente atónita, boquiaberta, porque era modelo fotográfico e não sabia. No meio de gargalhadas e lágrimas, sem se demorar muito numas ou noutras, foi-nos contando a sua história.

Conheça a história da Sónia na crónica da médica dentista Cátia Íris Gonçalves, publicada na DentalPro 133.

11 Fevereiro, 2019
Opinião

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

A Patologia Oral no contexto do SNS

André Vilela Alves exerce Medicina Dentária em contexto de SNS, desde 2020, ano em que se tornou Mestre em Medicina Dentária pela Egas Moniz, School of Health and Science.

Ler mais 24 Janeiro, 2024
Opinião